Roteiro cultural

'O Gilberto Vai Ficar!' celebra tradição das máscaras dos bobos de Porto de Pedras

Mostra percorre Arapiraca, Maceió e Porto de Pedras, apresentando a arte do mestre mascareiro Gilberto da Silva

Por Daniel Borges / Ascom Secult 14/08/2025 11h30 - Atualizado em 14/08/2025 13h22
'O Gilberto Vai Ficar!' celebra tradição das máscaras dos bobos de Porto de Pedras
Máscaras do mestre Gilberto percorrem Alagoas e mantêm viva a tradição dos bobos de Porto de Pedras - Foto: Divulgação

A exposição “O Gilberto Vai Ficar!” chega aos municípios de Arapiraca, Maceió e Porto de Pedras, levando ao público as máscaras dos bobos criadas pelo mestre mascareiro Gilberto da Silva. Entre o barro moldado à mão e o papel colado com goma de mandioca, as suas obras carregam cores, simbolismo e o riso característico do carnaval de Porto de Pedras.

Produzidas entre o fim dos anos 1990 e início dos anos 2000, as máscaras ajudam a manter viva a tradição mascareira do litoral norte de Alagoas. Hoje, circulando pelo estado, elas conectam o olhar do visitante a uma herança cultural que atravessa gerações, preservada pela família do mestre e pelo coletivo Bobo Gaiato.

Nascido em Porto de Pedras em 1949, Gilberto da Silva, conhecido como Mestre Gilberto, começou a fazer máscaras aos 12 anos. Durante décadas, foi referência na arte de modelar no barro e no papel as máscaras dos bobos, mantendo a tradição mesmo em períodos de quase esquecimento. Entre o fim dos anos 1990 e início dos anos 2000, suas criações foram adquiridas por Celso Brandão, que ajudou a projetar sua arte para além da cidade. Após o falecimento do mestre em 2020, parte do acervo foi doada a Thiago Souza, do Bobo Gaiato, que hoje, junto à família de Mestre Gilberto, mantém viva e reinventa a brincadeira.

Para a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas, a exposição é uma forma de fortalecer a memória e a identidade cultural do estado. "O trabalho do Mestre Gilberto é patrimônio de Alagoas. A exposição garante que sua arte e a tradição das máscaras dos bobos continuem encantando gerações, inspirando novos artistas e conectando nossa cultura popular com o presente", afirmou.

A exposição poderá ser visitada em Arapiraca, de 13 a 15 de agosto, das 15h às 20h, no Auditório da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal); em Maceió, de 18 a 22 de agosto, das 15h às 19h, Casa Tanto; e em Porto de Pedras, de 28 a 31 agosto, durante a Festa do Bobo.

A iniciativa é realizada com recurso da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, operacionalizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa.

SERVIÇO

Exposição:
O Gilberto Vai Ficar!

Arapiraca:
13 a 15/08 – 15h às 20h – Auditório da Uneal

Maceió:
18 a 22/08 – 15h às 19h – Casa Tanto

Porto de Pedras:
28 a 31/08 – Durante a Festa do Bobo

Entrada Gratuita