Roteiro cultural

Com tema central sobre violência doméstica, Junina Amanhecer no Sertão de Maceió vence Festival de Quadrilhas 2025

Por Tribuna Hoje 30/06/2025 09h27 - Atualizado em 30/06/2025 10h43
Com tema central sobre violência doméstica, Junina Amanhecer no Sertão de Maceió vence Festival de Quadrilhas 2025
Com enredo sobre violência doméstica, Amanhecer no Sertão, de Alagoas, vence Festival de Quadrilhas Juninas da TV Globo - Foto: Reprodução/TV Globo

Do Benedito Bentes, na parte alta de Maceió, a Quadrilha Amanhecer no Sertão, foi a grande campeã do Festival Regional de Quadrilhas Juninas do Nordeste 2025. Sendo uma das mais tradicionais do Estado de Alagoas, transformou o São João em espaço de denúncia e reflexão.

Como o tema “Até que a morte nos separe’’, inspirado em histórias reais de mulheres vítimas de violência doméstica, coletada desde início da pandemia, a Amanhecer brilhou e encantou o público.

O enredo gira em torno de Maria das Dores, personagem criada a partir de relatos verídicos. O objetivo da quadrilha é sensibilizar o público, mostrando não apenas a dor, porém também a resistência da mulher e o poder do apoio coletivo para romper o ciclo de violência.

A Amanhecer no Sertão usou o brilho, a cores, a música, o espetáculo e as tradições das festas juninas para denunciar e também cobrar políticas públicas para que os agressores não fiquem impunes.

Um trecho da apresentação do grupo viralizou nas redes sociais e foi compartilhado por vários perfis, incluindo a ministra das Mulheres, Márcia Lopes.

A final aconteceu nesse domingo (29), no Sesc de Goiana, em Pernambuco, e contou com a participação de dez quadrilhas finalistas representando todos os Estados da região. O evento foi promovido pela TV Globo Nordeste.

A quadrilha Luar do São João, do Estado do Piauí, conquistou o segundo lugar. Já a terceira colocação ficou com a quadrilha Junina Lumiar, de Pernambuco. Também participaram da final: Pioneiros da Roça (SE), Junina Arrasta Pé (MA), Junina São João (RN), Zabumba (PE), Luar do Recôncavo (BA), Paixão Nordestina (CE) e Moleka 100 Vergonha (PB).

Elas foram selecionadas ao longo dos meses de maio e junho em apresentações classificatórias em etapas estaduais e regionais, realizadas nos nove Estados nordestinos.

Em nota, a direção da Amanhecer no Sertão destacou a emoção diante das mensagens recebidas pelo público e a responsabilidade de abordar um tema tão urgente. As apresentações foram verdadeiras aulas de consciência social.