Roteiro cultural
Maceió celebra o São João com duas Vilas temáticas e reforça apoio à economia solidária
De 5 a 29 de junho, das 16h às 22h, a capital do maior São João do litoral do Brasil recebe duas Vilas de São João com gastronomia e artesanato típicos
A Prefeitura de Maceió dá início, neste dia 5 de junho, a mais uma edição das tradicionais Vilas de São João, que este ano chegam com uma novidade: dois espaços temáticos simultâneos dedicados à celebração junina e ao fortalecimento da economia solidária. As Vilas de São João estão localizadas no Parque do Centenário, na parte alta da cidade, e na Praça Gogó da Ema, na orla da Ponta Verde, funcionando diariamente das 16h às 22h, até o dia 29 de junho.
A iniciativa, que tem o apoio da Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina) e da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Semtes), oferece espaço para empreendedores de artesanato e gastronomia que trabalham dentro da lógica da economia solidária, promovendo inclusão social e geração de renda.
Segundo Salomé Holanda, coordenadora de Economia Solidária da Prefeitura de Maceió, a proposta é fortalecer os pequenos empreendedores locais, ao mesmo tempo em que se valoriza a cultura popular e o clima junino. “A economia solidária está mais uma vez este ano presente nas vilas, porque este ano nós temos duas. Uma parceria entre a Semtes e a Ilumina para que possamos ocupar as casinhas com artesanato e gastronomia. Essa parceria já vem há anos e vem dando super certo”, destaca Salomé.
Na Vila do Parque do Centenário, o público encontrará quatro casinhas de artesanato, com produtos típicos da cultura nordestina, incluindo peças em filé, crochê, bonecas regionais e adereços juninos. Além disso, três casinhas serão dedicadas à gastronomia, com delícias como pamonha, canjica, milho cozido e bolo de milho, entre outras iguarias tradicionais das festas de São João.
Já na Vila da Praça Gogó da Ema, na Ponta Verde, serão três casinhas com artesanato regional e duas com gastronomia típica, incluindo pratos como tapioca, cuscuz, mungunzá, canjica e pamonha, valorizando a culinária tradicional alagoana e nordestina.
As vilas contarão com rodízio de empreendedores, garantindo que diversos artesãos e cozinheiros tenham a oportunidade de expor e vender seus produtos em diferentes datas e locais. “Vale salientar que os artesãos vão ter oportunidade de fazer rodízios nas duas vilas, porque são públicos diferentes. A gente nunca teve dois polos no São João e esse ano isso vai ser muito importante tanto para a divulgação do trabalho quanto para as vendas”, reforça Salomé.
A ação integra a programação do São João de Maceió, reconhecido como o maior São João do litoral do Brasil, e reforça o compromisso da gestão com o fortalecimento da cultura, do empreendedorismo e da economia criativa. As Vilas de São João já estão prontas para receber maceioenses e turistas em clima de festa, tradição e muita alegria nordestina.
Mais lidas
-
1'Prisão dos Famosos'
A história real de Poliana em Tremembé: o crime que chocou até pedófilos na internet
-
2Mais opaco, mais tenso e mais adulto
Quem é André Lamoglia, o bicheiro Profeta de 'Os Donos do Jogo'
-
3Fim de uma era no JN!
Saiba quanto William Bonner vai ganhar no Globo Repórter
-
4Anúncio
Estado deve lançar maior concurso público da história de Alagoas nesta terça-feira (28)
-
5Prado
Abertura oficial da 75ª Expoagro Alagoas acontece nesta sexta (24), às 19h




