Roteiro cultural

Filme “O Bem Virá” estreia em Alagoas exaltando a força das mulheres sertanejas

Gravado no Sertão de Pernambuco, o documentário dirigido por Uilma Queiroz chega ao Cine Pajuçara em sessão especial no dia 23 de maio e segue em cartaz. Filme terá exibições em salas de todo Brasil

Por Assessoria 14/05/2025 10h02
Filme “O Bem Virá” estreia em Alagoas exaltando a força das mulheres sertanejas
O filme permanece em cartaz ao longo do mês - Foto: Divulgação

Depois de um aclamado percurso por festivais nacionais e internacionais, o documentário “O Bem Virá”, dirigido pela pernambucana Uilma Queiroz, estreia nas salas de cinema com força e poesia. Em Maceió, haverá uma sessão especial no dia 23 de maio, às 19h30, no Cine Arte Pajuçara, com a presença da diretora. O filme permanece em cartaz ao longo do mês.

Gravado e produzido no Sertão de Pernambuco, o documentário resgata a memória de treze mulheres grávidas fotografadas em 1983, durante uma frente de emergência em plena seca. Com uma abordagem sensível e profundamente política, o longa reflete sobre a resistência e as conquistas dessas mulheres em meio à adversidade, desconstruindo estereótipos sobre o sertão e propondo um olhar de dignidade e força feminina.

Mais do que um filme, “O Bem Virá” é um reencontro entre passado e presente, uma conversa entre gerações de mulheres que transformaram a luta por sobrevivência em uma afirmação de existência e potência coletiva.

O documentário, produzido por Kika Latache e distribuído pela Nascente Filmes, de Laura Pimentel, marca a estreia de Uilma Queiroz na direção de longas-metragens e evidencia um cinema engajado com as narrativas do Nordeste profundo. A obra é uma produção da Vilarejo Filmes, realizada com incentivo do Funcultura.

Exibido em diversos festivais nacionais e internacionais, o filme já conquistou importantes reconhecimentos, como o prêmio de Melhor Longa Latino-Americano na Mostra Ecofalante de Cinema (2022), os títulos de Melhor Longa pelos júris oficial e popular no 13º Festival de Cinema de Triunfo (2022), além de menção honrosa no Festival Internacional de Documentários de Buenos Aires (FIDBA 2021).



“A presença do Cine São José, em Afogados da Ingazeira, teve um papel fundamental na minha formação. Crescer com o cinema de rua me levou a pensar sobre o que é, de fato, o cinema. Quando encontrei a fotografia, percebi que a história daquelas treze mulheres precisava ser contada. O audiovisual se apresentou como um caminho para que essas histórias fossem narradas por elas mesmas, por suas vozes e corpos. Durante a produção, fui estudando a linguagem cinematográfica e buscando um diálogo entre ela, minha trajetória como pesquisadora, militante do movimento de mulheres e, acima de tudo, minha vivência como sertaneja do Pajeú”, conta a diretora Uilma Queiroz.

EXIBIÇÕES - Após o lançamento oficial, o documentário será exibido em diversas cidades do Brasil. Em Belo Horizonte, no Cinema Humberto Mauro, haverá sessão única e gratuita no dia 16 de maio. Em Vitória, a estreia acontece no Cine Metrópolis, no dia 15, onde o filme permanece em cartaz. Em Manaus, as exibições serão no Casarão de Ideias, a partir do dia 15, com continuidade em cartaz, e no Teatro Gebes Medeiros, no dia 22, em sessão única e gratuita. No dia 21, o filme será exibido no Cine Brasília, também em sessão única e gratuita. Em Porto Alegre, entra em cartaz na Cinemateca Capitólio no dia 29.

Além disso, o documentário também terá exibição única em sessão convite da Caixa Cultural do Rio de Janeiro, na Mostra Ayabá, no dia 18, às 16h20, e no dia 23, às 18h10.

As salas confirmadas no Brasil incluem:

Afogados da Ingazeira (PE) - Cine São José: 14/05 às 19h30 (sessão única de pré-estreia com a presença da diretora Uilma Queiroz).

Recife (PE) - Cinema da Fundação (Museu): 15/05 às 19h30 (sessão especial de estreia) - Depois segue em cartaz.

Vitória (ES) - Cine Metrópolis: 15/05 - Depois segue em cartaz.

Manaus (AM) - Casarão das Ideias: 15/05 - Depois segue em cartaz.

Belo Horizonte (MG) - Cine Humberto Mauro: 16/05 (sessão única e gratuita).

Recife (PE) - Cinema São Luiz: 18/05, às 15h (sessão debate com a diretora Uilma Queiroz).

Brasília (DF) - Cine Brasília: 21/05, às 19h (sessão única e gratuita).

Manaus (AM) - Teatro Gebes Medeiros : 22/05 às 18h30 (sessão única e gratuita)

Garanhuns (PE) - Cine Sesc: 22/05 às 19h (sessão única, gratuita e debate com Uilma Queiroz)

Maceió (AL) - Cine Arte Pajuçara: 23/05 às 19h30 (sessão debate com Uilma Queiroz)

Porto Alegre (RS) - Cinemateca Capitólio: 29/05 - Depois segue em Cartaz.

Aracaju (SE) - Cine Vitória - previsão de estreia no final do mês

SERVIÇO:

Exibição especial do filme “O Bem Virá”

Data: 23 de maio de 2025 (sexta-feira)Horário:19h30Local: Cine Arte Pajuçara

Endereço: Av. Dr. Antônio Gouveia, 1113, Maceió

SINOPSE - Treze mulheres, treze ventres, treze esperanças, uma foto. E uma busca pelas mulheres que, em 1983, em uma seca no sertão do Pajeú pernambucano, lutaram pelo direito à sobrevivência, num contexto em que ser mulher era se limitar à função de administrar a miséria.

A DIRETORA - Realizadora audiovisual, educadora e pesquisadora, Uilma Queiroz cresceu entre o sítio Matinha, em Carnaíba, e a área urbana de Afogados da Ingazeira, no Sertão de Pernambuco. Hoje, ela vive entre o Sertão do Pajeú e Olinda, na Região Metropolitana do Recife, em Pernambuco. Mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Uilma leva o debate sobre as representações dos sertões no cinema brasileiro para a sala de aula nos cursos “Os sertões do cinema” e “Outros sertões e o minuto”. Seu novo filme, “É de Passada em Passada”, está na fase de pós-produção.

A PRODUTORA - Kika Latache trabalha como produtora de audiovisual há mais de 20 anos. Formada em Publicidade e Psicologia, tem pós-graduação em Gestão de Negócios. Em 2016, ao lado de Lívia de Melo, fundou a produtora Vilarejo Filmes. Ao longo de duas décadas de atuação, Kika participou da produção de diversos filmes, entre eles: “Aquarius”, de Kleber Mendonça Filho; “Propriedade”, de Daniel Bandeira; e “Frevo Michiles”, de Helder Lopes.

Ficha técnica:

Elenco: Evanir Araujo Ribeiro, Josefa Mendes da Silva Domingos (Ziza), Lourdes Luna de Araújo (Lourdinha), Luciene Mendes do Nascimento, Maria Aparecida Bezerra (Cidinha), Maria Aparecida da Silva (Maria Aparecida), Maria Do Carmo Alves da Silva, Maria do Socorro Beserra dos Santos, Maria do Socorro do Nascimento, Maria Feitosa de Oliveira, Quitéria da Silva Melo, Rosilda Soares da Silva (Zilda) e Zita Maria da Conceição.

Direção: Uilma Queiroz

Pesquisa: Silmara Marques, Rogério Oliveira e Pedro Maia

Assistente de Direção: José Alberto Silva Jr

Empresa produtora: Vilarejo Filmes

Produção: Kika Latache e Livia de Melo

Produtora Executiva e Diretora de Produção: Kika Latache

Coordenação de Produção: Lellis Vasconcelos, William Tenório

Fotografia: Maíra Iabrudi

Assistentes de Fotografia: Duda Medeiros, Angelo Azuos, Cláudio Gomes

Som Direto: Sálua de Paula e Nicolau Domingues

Assistentes de Som: Bruna Tavares, Richard Soares

Edição de Som: Kiko Santana

Mixagem: Gera Vieira

Distribuição: Laura Pimentel l Nascente Filmes