Roteiro cultural
Exposição 'Comunidade Escolar e Território' é aberta no Museu da Imagem e do Som de Alagoas
Mostra reúne obras de estudantes da rede pública e valoriza a diversidade cultural e ambiental do estado

O Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa) abriu esta semana a exposição “Comunidade Escolar e Território”, fruto do 7º Encontro Estudantil de Alagoas. A mostra reúne mais de 100 obras de estudantes da rede pública estadual, entre pinturas, desenhos e fotografias, que expressam suas percepções sobre o lugar onde vivem e sua relação com o patrimônio cultural, social e ambiental de Alagoas.
Organizada pelo Grupo de Pesquisa Histórica e Interdisciplinar Luiz Sávio de Almeida (G.Philsa), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a exposição tem curadoria da pesquisadora Luciana Luz e visa promover a expressão artística como ferramenta de valorização da identidade e do território.
“O objetivo principal é estimular estes meninos a sonhar. Mostrar que através da arte é possível que eles sejam ouvidos e respeitados independente de onde vivam, da cultura ou da sua condição física ou social. Seja de Delmiro Gouveia, Porto Calvo ou Penedo, todos contribuem para a rica diversidade que constrói o nosso estado”, afirmou Luciana Luz.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destacou a importância da iniciativa para fortalecer os vínculos entre educação, cultura e pertencimento. “A exposição é um retrato sensível da pluralidade alagoana. Ver a visão desses estudantes traduzida em arte nos emociona e reafirma o papel da cultura como agente transformador. É um orgulho para a Secult abrir as portas do Misa para acolher essa produção com tanto significado”, declarou a gestora.
Para a supervisora do Museu da Imagem e do Som de Alagoas, Jinny Mikaelly, a mostra também reforça o compromisso do equipamento cultural com a democratização do acesso à arte. “O Misa tem buscado cada vez mais ser um espaço de escuta, de representação e de diálogo com a sociedade. Ver tantos jovens ocupando o museu com suas histórias e visões de mundo é uma celebração da nossa missão institucional”, afirmou.
Durante a abertura, estudantes compartilharam suas inspirações e emoções com o público. Joana Melo, aluna do 3º ano do Colégio Tiradentes, explicou o simbolismo da sua obra: “A pintura representa a união e a coletividade do nosso espaço escolar. É sobre pertencimento”, falou.
Já Marcos Emanuel, estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA), falou sobre a carga emocional da sua obra. “A inspiração foi os cinco sentidos e pintei um quadro inspirado no sentido do tato”, disse.
O superintendente do Desenvolvimento do Ensino Médio e de Políticas Educacionais da Seduc, Ricardo Lisboa, reforçou o alcance da ação. “Temos aqui obras de todas as regiões do estado. A temática ‘Comunidade e Território’ trouxe à tona a beleza do nosso povo, da nossa cultura, da nossa etnia, da nossa fauna e flora”, destacou.
A exposição “Comunidade Escolar e Território” segue aberta ao público até o dia 18 de abril, com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Museu da Imagem e do Som de Alagoas, localizado na Rua Sá e Albuquerque, 275, bairro do Jaraguá, em Maceió.
O Misa é um equipamento cultural do Governo de Alagoas, vinculado à Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).
Mais lidas
-
1Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
2Roteiro
Duas pessoas ficam gravemente feridas após acidente com lancha na Praia do Gunga
-
3Tarde de sábado
Acidente com lancha na Praia do Gunga deixa menina morta e homem gravemente ferido
-
4Lagoa da Anta
'Se empreendimento não levar em conta impactos de vizinhança, essa parte de Maceió vai virar Gaza'
-
5'Filha' de 'Black Mirror'
Final explicado de 'Cassandra'! Entenda o maior mistério da série