Roteiro cultural
Bloco do Bobo, há quase três décadas celebrando Alegria, Tradição e Resistência no Carnaval do Bairro do Bom Parto
O Bloco mantém viva a folia popular e se firma como espaço de memória, resistência, celebração e debate sobre o Carnaval de Maceió

O Bloco do Bobo desfila na periferia do Bairro do Bom Parto no dia 1º de março de 2025, reforçando a luta pelo direito ao Carnaval e reafirmando sua importância para a cultura periférica da cidade. Inspirado em antigas brincadeiras carnavalescas, o Bobo resgata elementos das manifestações populares, misturando frevo, maracatu, reggae e marchinhas autorais, mantendo viva a folia popular e transformando as ruas do bairro em um palco de alegria, memória e resistência.
A tradição do bobo foi inspirada nas vivências da comunidade do Bom Parto, entre familiares e amigos dos fundadores Antônio Severino e Rogério Dyas, a programação desse ano começou antes das prévias, e contou com diversas oficinas, apresentações artísticas e com a participação de parceiros, que entendem a importância da preservação e propagação da cultura e das manifestações populares, além de todas as atividade, trouxe também a ala da inclusão com a participação dos Narcóticos anônimos, que atuam uma vez na semana junto à comunidade, há quase duas décadas.
O bloco também se posiciona como um espaço de resistência e denúncia, promovendo discussões sobre as políticas culturais para o Carnaval de rua em Maceió. Esse ano a roda de diálogo abordou O tema: “Carnaval como Potência: Criatividade e Economia Cultural em Maceió”, denunciando o apagamento do carnaval de rua e reforçando a importância do fomento à cultura popular e ao desenvolvimento econômico das cadeias produtivas carnavalescas.
Rogério Dyaz, produtor cultural e coofundador do bloco, ressalta o significado do evento para a cidade, pois segundo ele, o carnaval de rua simboliza resistência em uma cidade marcada pelo conservadorismo e a ausência do carnaval reflete uma tentativa de invisibilizar a cultura negra, indígena e popular, que emerge das periferias. Além da festa, destaca também a importância do carnaval para o trabalho, o entretenimento e a cultura, mas também para a construção de uma cidade mais integrada, onde todas as pessoas possam se encontrar em um espaço público bem estruturado, com segurança, transporte e infraestrutura adequada para a festa.
“Queremos um carnaval verdadeiro, que una todos os bairros, que seja acessível, seguro e valorizado pelo poder público."
Com quase trinta anos de (re)existência, o Bloco do Bobo se consolida como um dos mais autênticos representantes da cultura periférica alagoana. Além de celebrar o Carnaval, o bloco fortalece a economia local, gerando oportunidades para comerciantes, artesãos e ambulantes. Mais do que um evento, o Bloco do Bobo é um grito de resistência e um convite à celebração.
E como acontece há 10 anos a saída do Bloco Sururu da Lama no carnaval da Sol Nascente junto com o Bobo promete muito Samba Reggae, Xequete, Caldinho de Sururu e Lama. O Bloco Só vai quem Bebe tem mais de 20 anos de parceria com o Bloco do Bobo e também estará no desfile num reencontro histórico.
BLOCO DO BOBO 2025 Carnaval da Rua Sol Nascente
Programação:
Oficina de Maquiagem com Carla Rocha
Orquestra Alan Marechal
Afrodendê
Dalmo Almeida e o Batuque das Poderozinhas
Boi Pérola da Santa Rita
Batucada do Bôbo
Quarteto Trincheira
Ala NA
Banda de Pífano São José
Serviço:
Data 01 de Março - Sábado de Zé Pereira
Hora: Concentração 15h
Local: Churrasquinho do Sil - Delícias Bar
Mais informações: @quintalculturalmcz
Contribua com o Bloco do Bobo https://www.vakinha.com.br/5323858
Realização: Quintal Cultural
Parceria de Realização: Bloco Sururu da Lama
Coordenação Técnica : Andreia Carvalho
Curadoria: Quiteria Dias
Produção Executiva: Pisa Produções
Produção Local: Matheus Dias, Jaqueline, Haley
Parceria Tec. de Comunicação e Produção Keka Rabelo
Assistente de comunicação: Jéssica Roberta
Parceria de Rede: Movimento dos Povos das Lagoas
Designer Gráfico: Otavio Sk8
Porta Estandarte: Robinho
Coordenador de Campanha de Arrecadação: Busugo
Patrocinadores: Comitê de Cultura de Alagoas, Programa Nosso Chão de Danos Extrapatrimoniais, Secretaria de Cultura de Alagoas, Deputado Paulão
Incentivo Cultural: Feira Agroecológica, Galeto do Capela, Churrasquinho do Sil, Disk Batatas do Paulo Maribondo, Depósito Bebidas Marlene, Pitú.
Mais lidas
-
1Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
2Roteiro
Duas pessoas ficam gravemente feridas após acidente com lancha na Praia do Gunga
-
3Tarde de sábado
Acidente com lancha na Praia do Gunga deixa menino morto e homem gravemente ferido
-
4Lagoa da Anta
'Se empreendimento não levar em conta impactos de vizinhança, essa parte de Maceió vai virar Gaza'
-
5'Filha' de 'Black Mirror'
Final explicado de 'Cassandra'! Entenda o maior mistério da série