Roteiro cultural

Festa das Águas comemora, neste domingo (8), a cultura afro-brasileira

Evento irá reunir fé, tradição e diversidade cultural na Praia da Pajuçara

Por FMAC 06/12/2024 12h48
Festa das Águas comemora, neste domingo (8), a cultura afro-brasileira
A celebração reforça o compromisso da cidade com o respeito à diversidade cultural e religiosa - Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), promove, neste domingo (8), a tradicional Festa das Águas. O evento que une fé e cultura, homenageia Iemanjá, a Rainha do Mar, que é celebrada pelos alagoanos no dia 8 de dezembro.

A Festa das Águas, que começa a partir das 14h no estacionamento das jangadas, na Praia de Pajuçara, promete encantar o público com uma programação rica em expressões artísticas e culturais, destacando a força das tradições afro-brasileiras.

A programação da festa inclui apresentações do Coletivo Afro Caeté, com participações especiais dos Afoxés Odô Iyá, Oju Omin Omorewá e Ofá Omin e Inaê, do Samba de Roda K’Posú Betá , Orquestra de Tambores de Alagoas, Coco dos Pretos e Olodum. Além disso, o evento contará com o xirê do Ilê Axé Legionirê Nitó Xoroquê em homenagem a Iemanjá.

Sendo um dos eventos mais aguardados pelo segmento afro-religioso, o presidente da FMAC, Myriel Neto, destacou a importância da realização de mais uma edição.

“A Festa das Águas é um momento de celebração e respeito às nossas raízes culturais. É uma homenagem à religiosidade, à arte e à diversidade que tanto enriquecem nossa cidade. Esse evento representa o compromisso da prefeitura com a valorização das tradições e da cultura afro-brasileira.”

A Festa das Águas reafirma a importância da união entre fé, cultura e lazer, oferecendo um espaço para o fortalecimento da identidade cultural e da valorização das tradições de matriz africana em Maceió.

Confira programação:

Coletivo Afro Caeté com os Afoxés Odô Iyá, Oju Omin Omorewá, Ofá Omin e Inaê

Xirê do Ilê Axé Legionirê Nitó Xoroquê

Samba de Roda K’Posú Betá

Orquestra de Tambores de Alagoas

Coco dos Pretos

Olodum