Roteiro cultural

Escola Técnica de Artes (ETA/Ufal) apresenta o espetáculo de formatura do curso de Dança “A Categoria é: Queer”

E como pauta a representatividade do modo ser/viver da comunidade LGBTQIAPN+

Por Assessoria 21/05/2023 11h48 - Atualizado em 21/05/2023 17h06
Escola Técnica de Artes (ETA/Ufal) apresenta o espetáculo de formatura do curso de Dança “A Categoria é: Queer”
São 13 interpretes criadores, estudantes concluintes do Curso Técnico em Dança - Foto: Divulgação

No próximo dia 25 de maio, a Escola Técnica de Artes (ETA), apresentará para o público a nova turma de profissionais da dança de Alagoas. São 13 interpretes criadores, estudantes concluintes do Curso Técnico em Dança. Apresentando artisticamente a troca de experiências vivenciada nos quatro semestres do curso. O espetáculo de formatura, “A Categoria é: Queer”, utilizando elementos da cultura Ballroom e da dança Voguing para trazer a tona questões relacionadas à perspectiva queer e, por meio da dança, movimentam diferentes experiências de vida e processos de produção de subjetividades e identidades dos(as/es) intérpretes-criadores(as).

O espetáculo acontecerá no Teatro Deodoro no dia 25 de maio, com entrada franca, em duas sessões, a primeira às 15h, exclusivamente para alunos de escolas públicas e a segunda às 19h, aberta para o público em geral.

Crystian Castro, professor e diretor do espetáculo, diz que “o espetáculo é uma celebração e uma manifestação artística e política em torno das vivências Queer, com a ideia de atravessar pelos elementos dessa cultura na vivência dos estudantes que participam do processo criativo. A ideia do espetáculo é pensar na contemporaneidade questões que estão pulsantes na nossa realidade com a ideia de construir através da dança sentidos permeados pelas realidades e experiências, dos modos de ser/viver da realidade LGBTQIAPN + é sobre questões de raça, classe social, onde essas questões estão atravessadas e se retroalimentam culturalmente, com o intuito de dialogar, de criar dança na contemporaneidade, a partir de um olhar crítico, problematizador, transgressor, que reconheça nesses corpos e na vivência Queer, onde a cultura dominante silencia e apaga, poder trazer uma mensagem de resistência em frente a essa cultura que sistematicamente marginaliza esses corpos e a sua existência”, finaliza.

Texto produzido por Isadora Ulisses, estudante de Relações Públicas no projeto de extensão Bureau de Comunicação Comunitária da UFAL, sob orientação da professora Manuela Callou e Keka Rabelo, em parceria com a Escola Técnica de Artes da Ufal.

Marcação de pauta: 82 98220-3194 / 82 98849-2085

SERVIÇO
O que: A Categoria é: Queer
Onde: Teatro Deodoro
Quando: 25/05
Como: Espetáculo gratuito em 2 sessões, às 15h, apenas para estudantes de escolas públicas e às 19h, para o público em geral
Informações: @eta.ufal

FICHA TÉCNICA:
Realização: Escola Técnica de Artes – ETA / Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Produção: Curso Técnico em Dança / Residência Artística Joana Gajuru Direção: Crystian Castro
Coreografia: Criação Coletiva
Dramaturgistas: Regis Oliveira e Valéria Nunes
Intérpretes-criadores(as):
Fellipe Santto, Flaminhia Silva, Giseldo Carlos / Gigis Banks, Giovanni Fernandes, Gyl Alcântara, JC Fragoso, JP Santos, Lidiane Flor, Maria Eduarda Alves, Mariana Souza, Noemir Santos, Victória Alexya, Yasmim Guedes.
Preparação corporal: Crystian Castro, José Isaac da Silva (Isaac 007), Regis Oliveira e Sara de Oliveira Bezerra (Star Mother Diamond Muzi).
Concepção de Luz: Crystian Castro
Operação de Luz: Raoni Barros
Sonoplastia: Brother Sandes e Giseldo Carlos
Trilha Sonora: Artistas diversos e participação especial de Maju Shanii Figurino: Andrea Almeida
Cabelo e Maquiagem: Alex Cerqueira
Cenografia: Jeamerson Santos
Fotografia: Benita Rodrigues
Assessoria de imprensa: Keka Rabelo, Bureau de Comunicação Comunitária