Roteiro cultural
Baile VIP Original acontece neste sábado
No ano de retomada do carnaval pós-pandemia, o baile de clube comemora em ritmo de frevo, marchinhas, samba e batuque, sua história e tradições do povo alagoano
Uma das mais aguardadas prévias carnavalescas de Maceió, o Baile VIP Original Weldja Miranda comemora neste carnaval 20 anos de atuação com o tema “O melhor lugar do mundo é aqui... E agora... Alagoas”. O evento acontece neste sábado, dia 4 de fevereiro, às 23 horas, no Espaço Armazém Jaraguá, e se integra à programação das prévias carnavalescas da capital, resgatando e perpetuando a tradição dos bailes momescos de clubes da cidade.
Este carnaval promete desaguar uma alegria represada pelos anos resguardados da pandemia. Durante o ano de 2021 o evento foi realizado de maneira virtual. “Fizemos uma live do Baile VIP em homenagem ao centenário de Paulo Freire. Precisávamos resgatar e proteger os músicos de orquestra de frevo que estavam parados desde 2020”, diz a produtora Weldja Miranda.
Agora em 2023, a viagem ao mundo encantado dos carnavais de clube será retomada presencialmente. Os diferenciais do baile se destacam pela decoração coordenada com o tema, espaço climatizado, atrações genuinamente alagoanas, convidados a caráter e serviço all inclusive.
Especialmente esta edição, a programação conta com o retorno do maestro Almir Medeiros e a Orquestra Conexão Latina. “Em seguida teremos Maria Bateria de Mikla Waltari, samba de primeira, bateria afinada e sintonizada com a festa. Teremos também Maestro Wilson Santos e uma abertura especialíssima com o Maracatu Yá Dandara, uma homenagem às mulheres que cada dia mais ganham seu espaço na música percursionista”.
Com formato diferenciado, sempre priorizando o artista alagoano, o Carnaval VIP Original nasceu e continua até hoje com a preocupação cultural, seja de relevância local ou nacional, para definir seu tema. Weldja revela que a História sempre teve lugar e espaço no Baile “Seja no cinema, na literatura, na cultura de forma geral, dança, bairros históricos, figuras ilustres e de relevância para o mundo local ou nacional”, aponta. “Além disso, nosso baile sempre ofereceu serviços de qualidade em todos os sentidos, como gastronomia e segurança”.
Um dos objetivos do evento é proporcionar a alegria de famílias inteiras, de jovens a senhoras e senhores brincarem seu carnaval em clubes, em casas de festas. “O Carnaval de rua é a maior expressão de alegria, de liberdade do povo brasileiro. Porém, os bailes fechados são também a expressão de alegria e liberdade mais reservada para uma camada da sociedade mais contida”, comenta. “Os bailes de Clube desfilam as fantasias e a irreverência dessa parte da sociedade que já subiu e desceu ladeiras e avenidas, mas hoje vai no saudosismo romântico dos carnavais do Pierrot e da Colombina”, destaca. “Em comemoração aos 20 ANOS do VIP Original Weldja Miranda – O melhor lugar do mundo é aqui.. e agora... Alagoas!”.
História – Weldja lembra que sua história com as festas carnavalescas começou em 2003 com o baile Vermelho e Preto, que acontecia no Jaraguá Tênis Clube. “Na ocasião, convidada pelo então presidente do clube Leonardo Pinto Júnior, a quem faço uma referência muito especial por ter me inserido nesse mundo carnavalesco definitivamente e por toda parceria que tivemos e, de certa forma, mantemos até hoje”, diz ela.
Integrada à produção do tradicional Vermelho e Preto, ela e Leonardo decidiram tematizar todos os bailes a partir do primeiro, com o centenário do frevo. “Desde então, transformamos o evento no mais tradicional baile de carnaval de épocas de outrora”, relembra. Segundo ela, o público foi se identificando cada vez mais, a cada ano. “Dessa forma, retomamos as marchinhas, frevos, todos os ritmos legítimos dos grandes carnavais de clube e dos famosos bailes municipais”. Ela lembra que o baile vestia todas as lojas de Maceió com seu tema. “Mais de 90% dos nossos foliões se vestiam a caráter”.
“Começamos com 300 pessoas e no decorrer do tempo fomos numa crescente até mais de 1.500 pessoas, onde ocupávamos o salão e mais duas quadras do Jaraguá Tênis Clube”, relembra ela. Com o passar do tempo, os eventos deste tipo foram perdendo a força. “Ciclos são quebrados ou interrompidos. A nova gestão do Tênis Clube entendeu que o baile não era sua prioridade social e nós não queríamos mudar o padrão estabelecido por mais de 14, 15 anos”, relata. Com isso, aliado à sensibilidade de constatar que o Vermelho e Preto já era uma tradição do Jaraguá Tênis Clube, surgiu o Baile VIP Original.
Mais lidas
-
1Vem aí!
Quando Bahar descobre que Sarp está vivo em 'Força de Mulher'?
-
2Enquete!
Camila, Sacha e Yuri na Roça: quem vai sair de A Fazenda 16?
-
3Tragédia
Acidente em rodovia de Pernambuco deixa dois alagoanos mortos
-
4Quebrou o pescoço
Jovem morre após perder o controle da moto em Arapiraca
-
5Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?