Roteiro cultural

Relançamento do livro “Poemas para resistir, o caso Braskem’’ acontece neste sábado (30)

Na ocasião será lançado o documentário

Por Tribuna Hoje 26/07/2022 09h58 - Atualizado em 29/07/2022 10h52
Relançamento do livro “Poemas para resistir, o caso Braskem’’  acontece neste sábado (30)
Livro poemas para Resistir, caso Braskem será relançado neste sábado (31) - Foto: Divulgação

Neste sábado (30), às 14h acontece o relançamento do livro “Poemas para resistir, o caso Braskem’’.

Os poemas, escritos durante a gravação do documentário "A Braskem passou por aqui, a catástrofe de Maceió" abordam o maior crime socioambiental em curso no mundo, que condenou cinco bairros na capital alagoana pelo afundamento do solo, tendo atingido quase 70.000 pessoas, 4.500 negócios e 30.000 empregos. A empresa Braskem explora minas de sal gema há mais de quatro décadas em 35 minas a cerca de 1.200 metros de profundidade. Os desabamentos das minas ocorrem há mais de dez anos.

O relançamento acontece logo após a exibição e lançamento do documentário "Renato, um de nós" no Centro Cultural ART Pajuçara.

Trechos dos prefácios do livro:


"Quero convidá - los a se alimentar de sonhos e esperanças renovadas na leitura destes 20 poemas" (Pastor Wellington); "Carlos Pronzato absorveu o amor e a dor das Alagoas como poucos "estrangeiros" o fizeram" (Geraldo Marques); "Eis aqui a síntese da dor e da resistência" (Regla Toujaguez); "A poesia de Carlos Pronzato traduz o que não conseguimos mais verbalizar em palavras" (Alexandre Sampaio).

SOBRE O DOCUMENTÁRIO: RENATO, UM DE NÓS

Em 5 de fevereiro de 2022, em todo o Brasil, movimentos sociais se reuniram para protestar contra os assassinatos de Moïse Kabagambe e Durval Teófilo, ambos motivados pelo racismo. Em Curitiba, o ato foi marcado em Frente à Igreja do Rosário dos Homens Pretos.

Em determinado momento os manifestantes entraram na Igreja, o que rendeu cinco representações de vereadores de Curitiba que pediram a cassação do vereador Renato Freitas. Finalmente, numa clara decisão racista, a cassação aconteceu nos dias 22 e 23 de junho de 2022. Posteriormente houve uma liminar que restituiu o vereador no cargo.

A direção do documentário é de Carlos Pronzato.

Documentário: ''Renato, um de nós'' será lançado no sábado (31)