Política

Sessão do TRE/AL que pode cassar mandato de Paulão é marcada para a próxima segunda-feira (10)

sessão ocorrerá de forma presencial na sede do Tribunal, em Maceió, a partir das 14 horas

Por Tribuna Hoje com Assessoria 06/11/2025 19h10 - Atualizado em 06/11/2025 20h29
Sessão do TRE/AL que pode cassar mandato de Paulão é marcada para a próxima segunda-feira (10)
Deputado federal Paulão - Foto: Edilson Omena

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) marcou para a próxima segunda-feira (10), às 14h, a retomada do julgamento de um processo que pode resultar na cassação do mandato do deputado federal Paulão (PT-AL). A sessão ocorrerá de forma presencial na sede do Tribunal, em Maceió.

A ação tem origem em um processo coletivo movido pelo Partido Republicanos (PR), presidido pelo deputado estadual Antônio Albuquerque. O pedido busca anular os votos obtidos nas eleições de 2022 pelo candidato João Catunda (PP), que obteve mais de 24 mil votos e figura como segundo suplente da coligação do Partido Progressista (PP), legenda comandada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

Segundo os argumentos apresentados, a anulação dos votos de Catunda poderia levar a uma nova recontagem de votos das coligações, o que abriria espaço para beneficiar Nivaldo Albuquerque, filho de Antônio Albuquerque, que não conseguiu se reeleger.

O processo, que até então tramitava em segredo de justiça, passou por uma mudança significativa na última sessão do TRE/AL, quando a corte aceitou a inclusão de Paulão como “assistente passivo” da ação, atendendo a solicitação do advogado Luciano Guimarães. Até esse momento, o parlamentar sequer tinha conhecimento da existência da ação que visava diretamente ao seu mandato.

Em declaração feita nesta quinta-feira (6), Paulão afirmou que comparecerá ao Tribunal com serenidade e confiança, esperando que “prevaleça o bom direito”. O deputado classificou a ação como uma tentativa de atingir seu mandato de forma indireta e com o “único objetivo de prejudicar” sua atuação parlamentar.