Política
Governador de Alagoas destaca papel da Embrapa para impulsionar o País
“A Embrapa é uma referência mundial em pesquisa”, salientou o governador de Alagoas, Paulo Dantas, durante vistoria à obra da Embrapa Alimentos e Territórios, realizada nesta terça-feira (21), em Maceió. Ele destacou a importância da Empresa para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil e agradeceu ao chefe-geral, João Flávio Veloso Silva, e a toda equipe pelo esforço empreendido, especialmente em busca de apoio, para a construção do centro de pesquisa no estado alagoano.
“E aqui nós vamos ter um centro de pesquisa arrojado e inovador”, reforçou Dantas. “Temos mais de 200 pessoas trabalhando na obra. Por esse esforço dos municípios, do governo do estado, do governo federal, e nesse caso agora da Embrapa, é que o estado de Alagoas vive o seu melhor momento na geração de oportunidades, no menor índice de desemprego da sua história”, afirmou.
O governador também agradeceu à bancada federal do estado, que aprovou emendas parlamentares para a obra, além dos recursos provenientes do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) aportados pelo governo federal. Esses investimentos foram fundamentais para que fosse possível requalificar e reconstruir as instalações, adquirir equipamentos e ampliar a equipe.
Veloso lembrou que Alagoas tem um grande potencial para pesquisas e desenvolvimento de tecnologias voltadas à agregação de valor aos produtos agroalimentares e com forte conexão com o turismo e o desenvolvimento territorial. “Era um dos poucos estados onde a Embrapa não estava presente”, lembrou, frisando que a Embrapa Alimentos e Territórios é um centro nacional de pesquisa diferenciado, que trabalha com um novo olhar para a agricultura e o alimento, não só a partir da produção, mas, especialmente, do consumo cidadão.
Com a presença da Unidade no estado, será possível levar mais tecnologia para o campo e melhorar a renda dos produtores, de acordo com o secretário de Agricultura e Pecuária, Marcelo Melo. “Trazendo tecnologia, vamos levar mais desenvolvimento e mais produção a pequenas áreas para produzir mais e, com isso, trazer mais recursos para o homem e para a mulher do campo”, enfatizou.

Aline Rodrigues, secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), falou sobre a capacidade que as cooperativas alagoanas têm de produção de alimentos voltados para a agricultura familiar. “Com certeza a Embrapa Alimentos e Territórios vai contribuir e muito para os nossos pequenos agricultores que são cooperativados e para a Secti também, trazendo tecnologia, ciência e, principalmente, inovação voltada para a pesquisa dos alimentos produzidos em Alagoas”, disse.
Para o secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira, os pesquisadores, em parceria com os governos estadual e federal, trarão inovações e tecnologia para a produção de alimentos. “Na semana passada ganhamos o prêmio de maior redução da fome no Brasil. É por isso e por outras ações que estamos entregando os melhores resultados ao povo alagoano. Essa obra será uma referência em pesquisa e tecnologia no estado de Alagoas”, ressaltou.
Mais lidas
-
1Aposta do Brasil no Oscar 2026
Premiado, ‘O Agente Secreto’ é aprovado com nota máxima de crítica especializada
-
2True Crime
Conheça caso real por trás da minissérie O Monstro de Florença
-
3Escritor
Hayton Rocha lança novo livro em Maceió na véspera da Bienal do Livro de Alagoas
-
41 x 1
CRB empata com América-MG e permanece na nona colocação da Série B
-
5Litoral Norte
Olhar da Gente chega a São Miguel dos Milagres e realiza triagens




