Política
Veja os prefeitos alagoanos que sinalizam renúncias para disputar eleição no ano que vem
A prefeita de Atalaia, Ceci, e o prefeito de Maceió, JHC, sinalizam um realinhamento de forças com foco em 2026

Com as eleições se aproximando em um ano, os bastidores políticos de Alagoas estão em intensa efervescência, marcados por um intrincado xadrez de arrumações partidárias e movimentações estratégicas. No centro das atenções, a possibilidade de renúncia de dois importantes gestores municipais – a prefeita de Atalaia, Ceci, e o prefeito de Maceió, JHC – sinaliza um realinhamento de forças com foco em 2026.
No comando da capital, o prefeito JHC (PL), figura alinhada a uma vertente política oposta ao grupo MDB/Calheiros, nutre a intenção de renunciar ao cargo para se lançar na disputa pelo Governo do Estado. No entanto, sua trajetória rumo ao Palácio República dos Palmares se depara com um adversário de peso: o atual ministro dos Transportes e ex-governador de Alagoas por duas gestões, Renan Filho (MDB).
A candidatura de Renan Filho, que tem o respaldo de seu grupo político após ter garantido a reeleição do atual governador Paulo Dantas (MDB), é considerada forte. Pesquisas recentes chegam a indicar o ministro à frente em cenários estimulados para a disputa, sublinhando o desafio que JHC terá pela frente, com uma situação que o coloca em uma posição de notável indecisão frente ao poderio do MDB alagoano. A polarização entre os grupos de JHC/Arthur Lira e os Calheiros promete uma batalha eleitoral acirrada e de alta voltagem.
Ceci: de Atalaia à Assembleia com popularidade em alta
Em contraste com a complexa aposta de JHC, a prefeita de Atalaia, Ceci (MDB), demonstra ter um cenário mais confortável em sua mira política. Com uma gestão altamente bem avaliada, que lhe rendeu uma estrondosa reeleição com cerca de 80% dos votos válidos (dado confirmado nas eleições municipais de 2024), Ceci planeja renunciar para buscar uma das 27 cadeiras na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE).
A robusta popularidade da prefeita é seu principal trunfo, facilitada também pelo fato de o MDB – seu partido – ser um dos grandes incentivadores para este novo desafio. Sua experiência anterior como secretária de Estado na gestão de Renan Filho agrega ainda mais peso à sua candidatura.
Além dos números, a trajetória de Ceci na Prefeitura, ele que tem hoje 187 mil seguidores no seu Instagram, é marcada pela defesa incansável das mulheres. Sua gestão implementou programas de enfrentamento à violência de gênero, criou espaços de acolhimento e liderou campanhas de conscientização, elevando Atalaia a uma referência na pauta de proteção e valorização feminina.
Segundo sua assessoria, “Com alta aprovação popular e uma gestão que combina trabalho, empatia e resultados, Ceci desponta como um dos nomes mais promissores da nova geração política de Alagoas, e como um exemplo de que a boa política se faz com propósito, presença e coração”.
A movimentação de Ceci, apoiada em sua expressiva popularidade, a coloca como um nome forte para a ALE, onde as 27 vagas representam um campo de disputa menos restrito que o embate majoritário pelo Governo do Estado.
Mais lidas
-
1'Violência vicária'
Ninguém Nos viu Partir: uma história real e emocionante sobre amor, separação e poder
-
2True Crime
Final explicado de Monstro: Ed Gein na Netflix: 'Os monstros nascem ou são feitos?'
-
3Entrevista coletiva
Barroca lamenta empate em casa e projeta reação do CRB contra o América-MG
-
4Cinema
'Tron: Ares' estreia em 1º lugar no Brasil, mas tem bilheteria abaixo do esperado nos Estados Unidos
-
5Oportunidade
Prefeituras alagoanas aceleram para realizar concursos públicos: veja os municípios envolvidos