Política

Alagoas recebe seminários para atualização do Plano Estadual de Combate à Desertificação

Eventos promovidos pela Sudene, em parceria com MMA e Univasf, fortalecem a integração entre governos, instituições e sociedade civil

Por Ascom Sudene 04/10/2025 03h49 - Atualizado em 04/10/2025 04h31
Alagoas recebe seminários para atualização do Plano Estadual de Combate à Desertificação
A discussão sobre os efeitos da seca no semiárido alagoano acontecerão em Santana de Ipanema e Delmiro Gouveia - Foto: Agência Alagoas

Na próxima segunda-feira (6), será realizado o primeiro seminário de atualização do Plano de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAE) em Alagoas. O evento acontecerá em Santana do Ipanema, no auditório da Uneal - Campus II, e seguirá até a terça-feira (7). Em seguida, será a vez das discussões ocorrerem no município de Delmiro Gouveia, no auditório da Ufal - Campus do Sertão, nos dias 8 e 9.

A iniciativa é promovida pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (MMA) e a Universidade do Vale do São Francisco (Univasf). O estado de Alagoas elaborou, em 2011, o seu Plano de Ação Estadual para o Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca, em consonância com o PAN-Brasil vigente à época. Agora, se faz necessária a sua atualização para adequação com o Plano de Ação Brasileiro de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAB Brasil), principal ferramenta do país para combater a degradação do solo e os impactos da seca, especialmente no Semiárido.

Para o pesquisador Victor Uchôa, coordenador de Desenvolvimento Territorial, Infraestrutura e Meio Ambiente da Sudene, é essencial que governos, instituições de pesquisa e sociedade civil atuem de forma integrada, pois somente assim será possível transformar diagnósticos em ações efetivas. "A atualização dos planos é uma oportunidade estratégica para alinhar esforços, ampliar parcerias e construir soluções que tragam resultados duradouros para as populações mais afetadas pela desertificação e pela seca", afirmou.

Os seminários já ocorreram nos estados de Ceará, Espírito Santo, Paraíba e Rio Grande do Norte. Os dados obtidos a partir das visitas aos estados irão subsidiar o diagnóstico da desertificação e, em seguida, terá início a revisão dos planos. A expectativa é de que o resultado desse trabalho seja apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), em Belém (PA), em novembro. O calendário com as datas dos próximos encontros e as inscrições para estes eventos estão disponíveis no site www.proades.com.br .

SERVIÇO

Santana do Ipanema (AL)

06/10 das 14h às 17h

07/10 das 8h às 17h

Local: Auditório da Uneal - Campus II - Santana do Ipanema

Delmiro Gouveia (AL)

08/10 das 14h às 17h

09/10 das 8h às 17h

Local: Auditório da Ufal - Campus do Sertão - Delmiro Gouveia