Política
PL que isenta IR para pessoas com deficiência avança na Câmara
A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência aprovou a isenção do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) para pessoas com deficiência e para os seus responsáveis legais. É um projeto de autoria do deputado Luciano Amaral (PSD-AL), que agora segue para outras comissões da Câmara dos Deputados.
Na comissão, o projeto foi alterado para ampliar ainda mais o benefício, incluindo também os responsáveis legais e todas as pessoas com deficiência. O texto altera a Lei nº 7.713/1988, que já concede isenção a portadores de doenças graves, como câncer e esclerose múltipla.
A ampliação do benefício, segundo Luciano Amaral, reconhece o impacto financeiro e emocional que essas condições impõem às famílias brasileiras. “Incluir as pessoas com deficiência como um todo torna a medida ainda mais eficaz”, afirmou o deputado.
O deputado também destacou os altos custos envolvidos com cuidados contínuos, como terapias multidisciplinares, medicamentos e adaptações escolares. “Em muitos casos, um dos responsáveis precisa se dedicar integralmente ao cuidado do familiar, o que compromete a renda da casa”, justificou.
A expectativa é que a medida promova maior equidade no sistema tributário, reconhecendo os desafios enfrentados por milhões de brasileiros que convivem com algum tipo de deficiência. Se aprovada em todas as instâncias do Congresso, a nova regra trará alívio financeiro a essas famílias.
Mais lidas
-
1Trânsito
Detran na Escola consolida Alagoas como referência nacional em educação para o trânsito
-
2Reta final!
'A Fazenda 17' terá roça especial e volta de ex-peões; veja calendário
-
3Alagoas
Filha é presa por maus-tratos e omissão de socorro contra idoso em Belo Monte
-
4Maceió
Arcebispo: Igreja não vende areia à Braskem
-
5Abriu o jogo
Whindersson Nunes diz ter repensado sua sexualidade: 'Sou gay'




