Política

TRE retotaliza votos no município de Japaratinga

Com resultado divulgado pela Justiça Eleitoral, quatro vereadores tomaram posse para exercer seus mandatos no município

Por Thayanne Magalhães - repórter / Tribuna Independente 13/08/2025 08h25
TRE retotaliza votos no município de Japaratinga
Resultado do procedimento foi divulgado pelo TRE em Alagoas - Foto: Sandro Lima

A Justiça Eleitoral realizou uma nova contagem dos votos referentes às últimas eleições em Japaratinga, município localizado no Litoral Norte do estado. O resultado da retotalização foi divulgado ontem, pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL). A ação foi motivada por questionamentos e pela necessidade de garantir a transparência e a precisão do resultado final. O juiz eleitoral substituto da 14ª Zona, Edmilson Machado de Almeida Neto, assinou o documento.

A retotalização envolveu a recontagem de votos em algumas urnas específicas, buscando assegurar que nenhum erro ou inconsistência tivesse ocorrido durante o processo de apuração inicial. Essa medida é comum em situações em que há dúvidas ou solicitações de candidatos e partidos, e visa fortalecer a confiança no sistema eleitoral.

Após a conclusão da retotalização, os resultados oficiais foram confirmados, levando à posse de quatro novos vereadores na Câmara Municipal de Japaratinga. Esses nomes passaram por todo o procedimento legal e estão prontos para representar a população na próxima legislatura.

Os vereadores que tiveram seus diplomas anulados são: Severino Luiz dos Santos Neto, Rayabe Tavares, Meykson Thiago Trindade Santos e Joselia Belo Buarque.

Com o novo relatório divulgado, os quatro novos vereadores são: Roosevelt Kenned Franco Rodrigues (Republicanos), Everaldo Solano de Vasconcelos Neto (Republicanos), Fábio Benedito da Silva (PSB) e José Roberto dos Santos (PSDB).

CASO EM ANADIA

A Justiça Eleitoral fez no final do ano passado, a retotalização de votos para vereador em Anadia, no interior de Alagoas. À época, a assessoria de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) confirmou que apenas nove vereadores eleitos seriam diplomados.

As candidatas Dra. Daniele Freire (PP), que teve 649 votos, e Maura do Biaú (PSB), com 499, ficaram como primeiras suplentes. Elas foram as responsáveis em mover a ação na justiça para assumir os mandatos, levando em consideração o último Censo Demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022 — onde mostrava uma redução na população de Anadia para 13.966 habitantes. Desta forma, houve uma diminuição no número de cadeiras na Câmara de Vereadores, que passou a ter 9 vagas.

ENTENDA

Quando a votação nas seções é finalizada, os dados são assinados digitalmente, gravados em uma mídia de resultado destacando-se que o boletim de urna (BU) além de assinado é também criptografado. Depois as mídias de resultado são encaminhadas ao local próprio para transmissão. No caso das localidades de difícil acesso, como aldeias indígenas e certas comunidades ribeirinhas, a transmissão é feita via satélite para o respectivo Tribunal ou zona.

A retotalização demonstra a importância de mecanismos de fiscalização e controle durante o processo eleitoral. Ela serve como uma garantia de que o resultado final seja legítimo e confiável, fortalecendo a democracia local.