Política
Maceió: Sinteal e categoria recebem novo secretário com ato público na Semed
categoria foi até o gabinete buscar abertura de diálogo e reforçar a pauta da categoria com o novo gestor, Rogério Lima

Em mobilização por valorização da educação, o Sinteal realizou mais um ato público na manhã desta quinta-feira (5), no pátio da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed). Com a mudança de secretários que aconteceu nos últimos dias, a categoria foi até o gabinete buscar abertura de diálogo e reforçar a pauta da categoria com o novo gestor, Rogério Lima.
Demonstrando bastante fôlego e disposição para permanecer na luta, os manifestantes lotaram o local com trabalhadoras e trabalhadores da educação, estudantes, mães e pais. Na tarde desta quarta-feira (4), o Sinteal recebeu uma notificação judicial de que a greve teria sido decretada ilegal.
Com batucada, palavras de ordem e discursos sobre a real situação da educação no município de Maceió, o grupo reforçou que ilegal é o prefeito, que não garante as condições básicas para o funcionamento da educação, mantém uma tabela com salário de professor abaixo do piso e de funcionário abaixo do salário mínimo.
No final da manhã o secretário de Educação do município recebeu uma comissão em seu gabinete, onde foi reforçada a necessidade de avançar no reajuste salarial para chegar a um acordo que suspenda a greve, e foram reapresentados outros problemas que tem sido vivenciados nas escolas. A reunião contou com profissionais da equipe técnica, que ouviram e discutiram questões da infraestrutura que estão sendo cobradas pelo Sinteal.
Durante a reunião foi reforçada a contraproposta de 8% de reajuste feita pela categoria após assembleia da última segunda-feira (2), Rogério fez contato com a Secretária de Gestão, Mary Anne, que se comprometeu a avaliar o impacto e dialogar com a Secretaria da Fazenda para trazer uma resposta no máximo até as 12h desta sexta-feira (6).
“Temos uma assembleia marcada para as 14h, é fundamental que o município busque uma solução para entrar em acordo com a categoria”, disse Izael Ribeiro, presidente do Sinteal.
Mais lidas
-
1'O Jogo da Viúva'
História real que chocou toda Valência é o novo filme da Netflix
-
2Construção desordenada
'Espigões' na orla de Maceió em xeque
-
3Vem por aí!
O que acontece com Cecília e Laís em 'Vale Tudo': casal passará por duas tragédias na novela
-
4Moradores de Penedo
Acidente no Trevo do Polo, em Marechal Deodoro, deixa duas vítimas fatais
-
5Tá chegando!
Vem por aí! Quais personagens voltam para 'Êta Mundo Melhor!'