Política

Arapiraca: prefeito e vereadores serão diplomados em 18 de dezembro

Serão 21 diplomados: o prefeito Luciano Barbosa (MDB), a vice-prefeita Rute Nezinho (PP) e 16 vereadores eleitos e reeleitos, além de três vereadoras eleitas

Por Davi Salsa - Sucursal Arapiraca / Tribuna Independente 07/12/2024 09h28 - Atualizado em 07/12/2024 09h53
Arapiraca: prefeito e vereadores serão diplomados em 18 de dezembro
Luciano Barbosa foi reeleito com mais de 100 mil votos e vai comandar Arapiraca nos próximos quatro anos - Foto: Assessoria

A diplomação dos eleitos em Arapiraca será realizada no Planetário Municipal e Casa da Ciência, no próximo dia 18 de dezembro, às 10 horas. Serão 21 diplomados: o prefeito Luciano Barbosa (MDB), a vice-prefeita Rute Nezinho (PP) e 16 vereadores eleitos e reeleitos, além de três vereadoras eleitas.

Barbosa foi reeleito prefeito de Arapiraca com 100.890 votos, o que representou 85,04% dos votos válidos. Na disputa majoritária, mais três candidatos concorreram e, na reta final, o ex-deputado estadual Tarcizo Freire (Solidariedade) desistiu da disputa, que contou com a participação da ex-prefeita Fabiana Pessoa (PL), Lindomar Ferreira (PSDB) e Sílvio Cezar (PSOL).

A Justiça Eleitoral também fará a entrega do certificado ao primeiro e segundo suplentes ao cargo de vereador.

A diplomação dos eleitos é um ato previsto na legislação e marca o encerramento do processo eleitoral, com o documento oficial emitido pelo Cartório Eleitoral de cada município, e que é condição para a posse em 2025.

O calendário eleitoral estabelece que a diplomação deve ser realizada até o dia 19 de dezembro. Cabe ao juiz eleitoral ou diretor do Cartório Eleitoral de cada município definir a data e formato da entrega dos diplomas.

A solenidade de diplomação representa a confirmação dos resultados das urnas e a legitimação dos mandatos que se iniciam.

O juiz da 22ª Zona Eleitoral André Gêda e a juíza da 55ª Zona Eleitoral Luciana Raposo vão conduzir a cerimônia no auditório do Planetário Municipal de Arapiraca.

A posse dos eleitos deverá ocorrer no dia 1º de janeiro, na Câmara Municipal de Vereadores, e, em seguida, a eleição para escolha da nova mesa diretora do Poder Legislativo Municipal.

Existe a possibilidade da manutenção do nome do atual presidente da Câmara, vereador Sérgio do Sindicato (PP), para a reeleição ao biênio 2025/2026.