Política

Candidato denuncia à PF ter sido alvo de atentado a tiros

No final de setembro, Marcondes Costa, que é filiado ao PDT, chegou a denunciar à Polícia Federal compra de votos em Maceió

Por Thayanne Magalhães - repórter / Tribuna Independente 03/10/2024 08h20
Candidato denuncia à PF ter sido alvo de atentado a tiros
Candidato Marcondes Costa estava em campanha no Tabuleiro do Martins quando sofreu o atentado - Foto: Arcevo Pessoal

O advogado e candidato a vereador pelo PDT, Marcondes Costa, divulgou um vídeo em suas redes sociais relatando que sofreu uma tentativa de homicídio na noite de terça-feira (1º), enquanto participava de um ato de campanha na região do Tabuleiro, parte alta de Maceió. Visivelmente abalado, Marcondes afirmou que está tomando medidas de precaução, incluindo a suspensão temporária de sua campanha.

À Tribuna Independente, Marcondes contou que era por volta de 21h30 quando ele desceu do carro, ligou para um amigo, e foi arrumar alguns objetos na mala. “Foi quando percebi que se aproximaram dois indivíduos em uma motocicleta. Assim que a moto parou, eu corri, e um deles já desceu atirando”, lembra.

No final do mês passado, Marcondes esteve na Polícia Federal, onde denunciou que votos estariam sendo negociados por valores entre R$ 50 e R$ 150 em Maceió e apresentou uma lista com nomes e supostas provas da trama que configura crime eleitoral.

Ainda em contato com a Tribuna, o candidato disse que é muito precipitado apontar suspeitos. “É muito precipitado fazer qualquer comentário, mas imediatamente me remete a crime político. Eu não tenho inimizades pessoais, mas depois que comecei a fazer as denúncias, em todo bairro tem um comentário de que eu estaria invadindo a área de fulano, que eu denunciei beltrano. Em toda operação da Polícia Federal, acham que estou por trás”, continuou.

No vídeo, o candidato afirma que fala como cidadão, e não como candidato.

“Eu vim passar um recado aqui para vocês, e não é um recado do candidato Marcondes, é o cidadão Marcondes falando. Acabo de sair da Polícia Federal, é 1h28 da manhã. Agora, após encerrar as atividades de campanha na região do Tabuleiro, eu sofri uma tentativa de homicídio em domicílio”, afirmou o candidato no vídeo.

Segundo Marcondes, vários disparos foram feitos contra ele. “Dispararam várias vezes, cinco ou seis vezes. Enfim, eu vou me resguardar, e por isso estou suspendendo as atividades de campanha de amanhã”, disse. Apesar do ocorrido, o advogado declarou que continuará com sua candidatura.

Marcondes destacou que não se arrepende de sua atuação na campanha e pretende seguir firme na disputa eleitoral. “Não vou esmorecer nessa luta. Acho que estamos transformando essa ideia de que é fácil comprar votos em algo que as pessoas começam a perceber, e por isso vocês não vão me calar”, afirmou.

Ele ressaltou que ainda é cedo para tirar conclusões sobre os responsáveis pela tentativa de homicídio. “É muito precipitado ainda fazer qualquer juízo de valor sobre o que aconteceu, mas tenho certeza de que a Polícia Federal vai chegar não só aos autores materiais, como também aos intelectuais”, completou o candidato.

Preocupado com a segurança de sua família, Marcondes afirmou que a prioridade no momento é se resguardar. “Agora é pensar na minha família, me proteger”, disse, antes de informar que, em breve, passará mais detalhes sobre o caso.

O candidato encerrou o vídeo reforçando sua confiança nas autoridades. “A Polícia Federal está atuando no caso, e tenho certeza de que a investigação vai avançar”, concluiu Marcondes Costa.

Até o fechamento desta edição, o candidato não divulgou novas informações sobre o andamento da investigação ou sobre a retomada de sua campanha.