Política
OAB/AL vai sediar e acompanhar teste de integridade das urnas eletrônicas no dia da eleição
Participação da Ordem no processo eleitoral destaca a importância da instituição para o processo democrático
A Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) estará participando, mais uma vez, do processo eleitoral que, este ano, no dia 6 de outubro, vai eleger os gestores dos municípios. Como parceira do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL), a Ordem vai sediar os testes de integridade e autenticidade das urnas eletrônicas, contribuindo assim para a aferição da transparência e isenção do pleito.
O sorteio das seções eleitorais cujas urnas serão submetidas ao processo de integridade vai acontecer no sábado (5), na sede do TRE/AL. No total, 20 equipamentos serão submetidos ao procedimento.
No dia da eleição, 18 urnas que não usam biometria serão levadas ao auditório da OAB, em Jacarecica, para passar pelo teste, que afere o grau de confiança dos equipamentos. Outras duas urnas – essas com biometria – passarão pelo teste no Centro Universitário de Maceió (Unima/Afya).
E para acompanhar todo o processo, dois advogados foram indicados pelo presidente da OAB/AL, Vagner Paes, a pedido do presidente do TRE/AL, Klever Loureiro. Eles estarão representando a Ordem nesse momento tão importante para a democracia. Foram nomeados Maria Aline de Melo Costa e Mateus Lima Menezes.
Para o presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Francisco Dantas, a participação da OAB Alagoas no processo é uma forma de ter reconhecida a importância da Ordem para o fortalecimento do regime democrático.
“Em meados deste ano, solicitamos ao Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas a participação da OAB no pleito e tivemos o pedido acatado. Agora, chegou a vez de contribuirmos para o processo, sediando e acompanhando de perto o teste de integridade das urnas”, afirma Francisco Dantas.
O teste de integridade é uma simulação da eleição, com todos os procedimentos que são exigidos dos votantes, como registro da presença deles pelo mesário. As pessoas que participam como eleitores depositam seus votos nas urnas e, posteriormente, esses votos são contabilizados, para que seja conferido se eles batem com a escolha que foi feita.
Mais lidas
-
1Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
2Mistééério...
Quem é ela? O mistério por trás da ‘Mulher de Branco’ em Tieta
-
3Falência
Laginha: Alagoas vai receber R$ 160 milhões
-
4A hora chegou!
‘A Fazenda 16’: Saiba quem vai ganhar e derrotar os adversários no reality da Record TV
-
5Literatura
Atalaia pode ser vista e lida pelo Brasil e pelo mundo em duas grandes obras lançadas este ano