Política

Juiz eleitoral autoriza busca e apreensão em prefeitura e secretaria de Saúde de Arapiraca

Determinação foi do juiz André Gêda em uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral

Por Editoria de Política / Tribuna Independente com Agências e Assessoria 28/09/2024 08h50 - Atualizado em 28/09/2024 09h00
Juiz eleitoral autoriza busca e apreensão em prefeitura e secretaria de Saúde de Arapiraca
Prefeito Luciano Barbosa foi alvo de denúncia a candidata de oposição, Fabiana Pessoa - Foto: Divulgação

Por determinação do juiz eleitoral André Gêda, em uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), houve busca e apreensão na Prefeitura de Arapiraca e na Secretaria de Saúde. A investigação é decorrente de uma denúncia realizada pela candidata à prefeita Fabiana Pessoa (PL), contra o prefeito e candidato à reeleição, Luciano Barbosa (MDB).

Além do gabinete do prefeito, a Justiça Eleitoral autorizou busca e apreensão de documentos na Secretaria Municipal de Saúde, onde “seria o centro do abuso de poder econômico, sobre facilidades oferecidas para exames médicos desde o mês de junho”.

No caso, segundo a denúncia, haveria um esquema de carimbo de uma servidora para autorizar e agilizar exames, chamado: “Martinha Autorização de Exame”, referente à funcionária Marta Maria Ferreira de Azevedo Dantas. Com isso, os beneficiados teriam prioridade na fila de espera.

Até o fechamento desta edição, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE) não divulgou mais detalhes sobre a ação que apura supostas irregularidades no período de campanha na segunda maior cidade do estado.

A Tribuna Independente entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Arapiraca para saber a versão do prefeito em relação ao mandado de busca e apreensão. Em resposta, de forma objetiva, a reportagem foi informada que “a prefeitura está colaborando com a Justiça Eleitoral para o esclarecimento dos fatos.”