Política
Renan Calheiros pede investigação contra Lira
Senador fez duras críticas ao presidente da Câmara dos Deputados e diz que parlamentar “lavou dinheiro do orçamento secreto”

O senador Renan Calheiros (MDB) subiu o tom em discurso contra seus adversários durante entrega de creche do Governo do Estado no último domingo (28), em Rio Largo. Acusando o deputado Arthur Lira (PP), presidente da Câmara Federal, e o prefeito Gilberto Gonçalves (PP), Calheiros defendeu que o parlamentar fosse investigado por usar as prefeituras que receberam emendas do chamado “orçamento secreto”, que ficou conhecido durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Eu não sei, sinceramente o que tem acontecido com Rio Largo. Só sei que quando o Arthur Lira tinha o orçamento secreto, ele se beneficiou muito do orçamento secreto, se beneficiou diretamente do orçamento secreto e usou muitas prefeituras, infelizmente, para lavar dinheiro, e isso tudo precisa ser investigado exemplarmente”, discursou o senador Renan.
Exaltado, ele direcionou farpas ao prefeito que estava presente e com a expressão contrariada. “Eu concordo com o que o prefeito colocou aqui, a divergência é saudável na democracia, eu não estou obrigado a concordar com a administração do Gilberto Gonçalves. Nós temos medo de muita coisa, mas nunca tive nem vou ter medo de cara feia de ninguém”.
Sobre a aliança entre Arthur Lira e o prefeito de Maceió, JHC (PL), o senador também fez críticas. “Eu não vou concordar com o que o Arthur Lira faz com o Estado de Alagoas. Não vou! Recentemente o Arthur Lira privatizou a Prefeitura de Maceió e nomeou seis ou sete secretários. Secretaria da Saúde, da Educação são alguns dos exemplos. Ele vai fazer com Maceió o que o Arthur Lira fez com o Hospital Veredas. Botou a ex-prefeita de Campo Alegre para ser diretora financeira para drenar pela diretoria financeira os recursos públicos do hospital, e hoje o hospital veredas está paralisado por cinco meses de salário atrasado”.
O discurso foi filmado por muitos presentes e repercutiu nas redes sociais. Nos vídeos é possível perceber que o senador foi bastante ovacionado pelas críticas que proferiu. O prefeito aparece nos vídeos sentado na tribuna de honra ao lado de sua filha, a deputada estadual Gabi Gonçalves, e de autoridades como o governador Paulo Dantas. Também estava presente o ex-prefeito de Rio Largo, Toninho Lins.
A ocasião era um evento do Governo do Estado, onde foi entregue a 38ª creche do programa CRIA, de acordo com Renan. “Governador Paulo Dantas, essa creche é uma homenagem à mulher de Rio Largo. São 200 creches como esta que estão sendo construídas em Alagoas. Vão empregar cada uma 50 a 60 pessoas. Só nas creches, o governador vai entregar 12 mil empregos. O Estado está investindo com seus recursos próprios mais de 800 milhões de reais”.
Até o fechamento desta edição, o presidente da Câmara dos Deputados não havia se pronunciado sobre as acusações feitas pelo senador Renan Calheiros. O prefeito de Maceió, JHC, também citado pelo senador, também não tratou do assunto. A reportagem da Tribuna Independente não conseguiu êxito ao tentar contatar Arthur Lira.
Mais lidas
-
1Desfecho inesperado
Valéria fica com quem no final de 'As Filhas da Senhora Garcia'?
-
2Obsessão doentia
O que acontece no final da série do Globoplay 'Dias Perfeitos'?
-
3Por 30 minutos
Gêmeos de 1 ano se afogam na Barra de São Miguel
-
4Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?
-
5O 'contrabando do bem'
A história real da série Máscaras de Oxigênio Não Cairão Automaticamente