Política

Renan Filho provoca adversários após vitória em 30 de outubro

Senador eleito direcionou as suas críticas ao prefeito JHC e ao senador Rodrigo Cunha

Por Thayanne Magalhães com Tribuna Independente 01/11/2022 06h35
Renan Filho provoca  adversários após vitória em 30 de outubro
Senador eleito, Renan Filho discursou na orla da Ponta Verde e criticou várias vezes o prefeito de Maceió e o senador Rodrigo Cunha - Foto: Sandro Lima

Logo após a confirmação da vitória de Paulo Dantas (MDB), no último domingo (30), para governar Alagoas por mais quatro anos, o senador eleito, Renan Filho (MDB), liderou as comemorações na orla da Ponta Verde, com uma série de provocações aos adversários nas eleições deste ano. Os vídeos foram divulgados por aliados de Renan Filho em grupos do WhatsApp, bem como ganharam repercussão nos perfis políticos nas redes sociais.

O principal alvo de Renan Filho foi o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC (PL). O senador eleito classificou o gestor da capital como “vigarista”. “João [JHC], você não está dormindo. Acorde! Você é um dos grandes vigaristas deste Estado”, discursou seguido de aplausos e gritos de apoio da claque emedebista que estava no trio, a exemplo de Paulo Dantas, Maurício Quintella e do deputado federal eleito, Rafael Brito (MDB).

Em seguida, Renan Filho emendou que “iria pegar o senador Rodrigo Cunha no Senado”. Cunha disputou e foi derrotado na campanha ao governo. “Tire esta bandeira do Rodrigo Cunha da janela, que ele vai voltar para o Senado e eu vou pegar ele lá. Rodrigo não faz nada”, continuou.

Em seguida, o senador eleito destacou que não muda de lado político e citou o prefeito de Maceió como exemplo, que foi eleito pelo PSB e recentemente trocou de partido ao se filiar ao PL, do presidente da República e também derrotado nas urnas, Jair Bolsonaro.

“Eu estou no MDB a minha vida inteira. Eu já ganhei eleição e já perdi eleição, mas sempre no meu lado, do lado do povo e no campo popular. Já você, JHC, se elegeu pela esquerda, filiado ao PSB, e agora se vendeu para o PL, de Jair Bolsonaro. Você se vendeu porque achou que ganharia a eleição, pois você é o maior oportunista deste estado”, bradou o senador.

Também na rede social, o secretário de Estado da Fazenda, George Santoro, publicou que o prefeito de Maceió é “pé frio”. “Pessoal, vamos lançar uma campanha nas redes sociais, antes que seja tarde. Vamos pedir para o prefeito JHC não torcer para o Brasil na Copa do Mundo. Pense num cara pé frio. Não elegeu o irmão [Dr. JHC para deputado federal], não elegeu o governador e não elegeu o presidente da República”.

As provocações do senador eleito não foram comentadas pelo prefeito de Maceió, JHC, em suas redes sociais ou envio de nota à imprensa. Ainda na rede social, a primeira-dama da capital, Marina Candia, reclamou os discursos durante a madrugada. Segundo ela, a sua filha ficou sem dormir e chorando por causa do barulho vindo dos trios e carros de som.

SABOR AMARGO

A derrota de Rodrigo Cunha ao governo estadual também impactou em um de seus apoiadores no segundo turno. O deputado federal, eleito pela terceira vez, Marx Beltrão (PP), apagou todos os vídeos que mencionavam apoio a Cunha e críticas a Paulo Dantas, bem como à Assembleia Legislativa do Estado (ALE).

Diariamente, Beltrão publicava vídeos sobre a campanha de Cunha e ataques a Paulo Dantas. No primeiro turno, Marx chegou a pedir votos para Dantas e para Renan Filho. No segundo turno, o parlamentar também expressou apoio à reeleição de Jair Bolsonaro, que também perdeu a disputa.