Política
Governo garante redução de carga horária para pais de crianças com deficiência
Novo projeto chega a Assembleia na segunda-feira (10); matéria aprovada pelo Legislativo foi considerada inconstitucional por vício de iniciativa
O governador Renan Filho envia na próxima segunda-feira (10), à Assembleia Legislativa do Estado (ALE), projeto de lei que estabelece a redução da jornada de trabalho para pais e cuidadores de crianças com deficiência.
A medida corrige uma falha no projeto aprovado anteriormente pelo Legislativo, que fez com que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) considerasse a matéria inconstitucional. De acordo com o secretário executivo do Gabinete Civil de Governo, Adrualdo Catão, o governador foi impedido de sancionar o projeto devido a “vício de iniciativa” em sua origem.
“O governador Renan Filho é totalmente favorável à redução da carga horária de responsáveis por crianças com deficiência. Mas o projeto aprovado pela ALE apresentava vício de iniciativa, que acontece quando uma matéria que interfere na administração do Executivo tem origem em qualquer outra instância que não seja o próprio Executivo”, explicou o secretário.
“Na segunda-feira, outro projeto com o mesmo teor e sem riscos de ser considerado irregular no futuro será enviado ao Legislativo, garantindo esse direito aos trabalhadores que cuidam de crianças com deficiência”, disse Catão.
O veto ao projeto de lei que teve origem na Assembleia Legislativa foi publicado na edição de sexta-feira (7) do Diário Oficial do Estado alertando que “a iniciativa de lei que dispõe sobre a organização administrativa, serviços públicos, pessoal da administração do Poder Executivo e regime jurídico de servidores públicos é de competência exclusiva do governador do Estado”.
Mais lidas
-
1Mistééério...
Quem é ela? O mistério por trás da ‘Mulher de Branco’ em Tieta
-
2Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
3Série coreana
Quem é o jogador 001 em Round 6 Temporada 2? Entenda revelação
-
4Falência
Laginha: Alagoas vai receber R$ 160 milhões
-
5Literatura
Atalaia pode ser vista e lida pelo Brasil e pelo mundo em duas grandes obras lançadas este ano