Política

Doria viaja para Miami e participa de encontro com prefeitos dos EUA

Esta é a 5ª viagem internacional oficial do prefeito de São Paulo; Ele irá dar palestra sobre sustentabilidade e inovação aplicadas na sua gestão

Por G1 22/06/2017 07h47
Doria viaja para Miami e participa de encontro com prefeitos dos EUA
Reprodução - Foto: Assessoria

O prefeito João Doria (PSDB) viaja na manhã desta quinta-feira (22) para Miami, região da Flórida, nos Estados Unidos, em sua 5ª viagem oficial ao exterior. Ele irá participar de um encontro internacional de prefeitos.

Doria foi convidado pelo prefeito de Miami, Phipil Levine, para dar uma palestra na 85º Conferência Anual de Prefeitos dos Estados Unidos (United States Conference of Mayors), que será realizada de 23 a 26 de junho. A conferência é considerada o maior encontro anual de prefeitos norte-americanos eleitos.

O prefeito de São Paulo embarca às 9h30 em um voo comercial no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. Ele viaja acompanhado do secretário de Relações Internacionais, Júlio Serson. Os custos da viagem serão bancadas pelo próprio tucano, segundo a assessoria da Prefeitura.

A Conferência, que reúne prefeitos de cidades dos Estados Unidos com mais de 30 mil habitantes, irá debater temas ligados à sustentabilidade, meio ambiente e inovação.

Durante o congresso, as posições políticas adotadas representam coletivamente as opiniões dos prefeitos da nação e são encaminhadas para o presidente dos Estados Unidos e para o Congresso.

Segundo a Prefeitura, em seu discurso, Doria falará sobre o plano de desestatização e programas ligados à tecnologia, como o Empreenda Fácil, durante o almoço da Conference of Mayors na sexta (23), às 12h30.

Doria foi o único prefeito da América do Sul convidado para participar do evento. Ele também irá falar sobre os projetos de sustentabilidade que serão implantados durante sua gestão como o plantio de 200 mil mudas de árvores e o Corredor Verde.

Corredor Verde

O Corredor Verde é um jardim vertical instalado na Avenida 23 de Maio, uma das principais vias da capital paulista. Segundo a Prefeitura, o jardim ocupará um espaço de 10.950 m² de extensão e será o maior do tipo no mundo.

A instalação começou pelo Viaduto Tutóia, que já recebeu o sistema de irrigação. A previsão é de que o mural seja finalizado até o dia 5 de julho. De acordo com Doria, tudo será pago por uma construtora, como parte de um Termo de Compromisso Ambiental (TCA).

A empresa desmatou uma área de 10 mil m² na região do Morumbi para construir três torres residenciais e vai instalar o corredor verde na via como forma de compensar o dano ambiental. Ambientalistas, porém, criticam a medida dizendo que ação não traz para a cidade os mesmos benefícios que uma mata com grandes árvores.

Viagens

Em sua primeira viagem internacional como prefeito de São Paulo, João Doria foi a Dubai, nos Emirados Árabes, no dia 12 de fevereiro, para apresentar o projeto de privatização, concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs) que foram divididas em 55 lotes.

Na sua segunda viagem internacional a trabalho, no mês de abril, Doria foi a Seul, na Coreia do Sul, conhecer novas tecnologias para aplicar no transporte público, além de se reunir com bancos de investimentos que podem trazer dinheiro para a capital paulista.

Em abril, Doria foi à Basílica de São Pedro, no Vaticano, encontrar o papa Francisco. Na ocasião, ele pediu ao pontífice que revisse a decisão de não vir ao Brasil em outubro para a comemoração dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida.

Em maio, ele foi a Nova York receber o prêmio “Person Of The Year”, concedido pela Brazilian American Chamber of Commerce. Depois, Doria foi ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), em Washington, com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) para pedir empréstimos para a área da saúde e finalizar os hospitais que estão em obras.

O prefeito também aproveitou sua viagem para divulgar projetos de sua gestão a investidores. Ele participou de seminários, conferências e encontros com empresários e autoridades.