Política

Joesley diz ter sido avisado que Temer pressionou BNDES a atender pedido da JBS

Dono da empresa prestou depoimento à PF na semana passada

Por G1 / Jornal Nacional 21/06/2017 01h32
Joesley diz ter sido avisado que Temer pressionou BNDES a atender pedido da JBS
Reprodução - Foto: Assessoria

O empresário Joesley Batista, dono da JBS, afirmou em depoimento que soube, pelo ex-ministro Geddel Vieira Lima, que o presidente Michel Temer teria chamado a então presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Maria Silvia Bastos, para pressioná-la a atender a um pedido da JBS.

Delator da Lava Jato, Joesley Batista prestou depoimento à Polícia Federal na última sexta (16). O depoimento dele consta do inquérito enviado pela PF ao Supremo Tribunal Federal (STF) no qual o presidente Temer é investigado.

De acordo com o empresário, Temer teria pedido a Maria Silvia que não vetasse uma reestruturação societária da JBS no exterior. A data desse encontro não foi informada.

Maria Silvia Bastos deixou o comando do BNDES no mês passado alegando razões pessoais, mas, segundo a GloboNews, ela decidiu pedir demissão porque sofria pressão de empresários para liberar créditos.

O que diz o BNDES

Em nota, o BNDES disse que a ex-presidente Maria Silvia participou de uma reunião, em 24 de outubro de 2016, com o presidente Michel Temer e o assunto foi a operação de internacionalização da JBS.

Ainda segundo a nota, o presidente Michel Temer somente ouviu as razões que levaram o banco a vetar a operação, não tendo solicitado que a diretoria alterasse a decisão.