Política

Secretária de Prevenção à Violência será convidada para o plenário da ALE

Convocação foi rejeitada pelos deputados, mas passou a ser convite

Por Tribuna Independente 21/06/2017 07h42
Secretária de Prevenção à Violência será convidada para o plenário da ALE
Reprodução - Foto: Assessoria

Em abril deste ano, o deputado estadual Bruno Toledo (Pros), durante pronunciamento, protocolou requerimento convocando a gestora da Secretaria de Prevenção à Violência, Esvalda Bittencourt, vindo a ser apreciado na sessão de ontem (20) e rejeitado por 13 votos contrários e apenas cinco a favor.

Com a convocação, o parlamentar queria que secretária fosse à ALE para prestar esclarecimentos sobre denúncias feitas pelo arcebispo Dom Antonio Muniz, que em nota acusou a pasta de utilizar a rede de acolhimento de dependentes químicos com fins eleitoreiros.

A votação pela rejeição foi articulada pelo líder do governo, deputado Ronaldo Medeiros (PMDB), que explicou ser contra e pediu que a bancada governista acompanhasse seu voto pelo fato de que a forma como a secretária estava sendo convocada era constrangedora e que bastava um convite que a gestora da Seprev iria à Assembleia Legislativa. O parlamentar se comprometeu em convidar Esvalda para comparecer ao Parlamento na próxima terça-feira.

“Como líder do governo, entendo que um requerimento convocando uma secretária de estado é querer causar um constrangimento. Deveria ter sido feito um convite, pois só se convoca alguém, quando este se nega a comparecer, mas a secretária não foi convidada. Então se é dessa forma, convido a gestora para vir à Assembleia e prestar tais esclarecimentos”.

Mesmo com a rejeição do requerimento na Assembleia Legislativa, Bruno Toledo disse em entrevista à Tribuna Independente, que vai requerer a secretaria a presença da responsável pela pasta, como também vai cobrar do líder do governo que ela esteja na Casa na terça-feira.

“Já que o líder do governo se comprometeu em convidar a secretária para vir a Casa Legislativa, irei cobrar a presença, mas de qualquer forma farei um requerimento”.