Política
Brechas em edital podem cancelar eleição para União dos Vereadores de Alagoas
Candidato à presidência da Uveal, vereador Anizão cita algumas brechas que vão de encontro ao processo eleitoral
O clima político nos bastidores do pleito que vai eleger a nova diretoria da União dos Vereadores de Alagoas (Uveal) não é o dos mais calmos, nem conciliador como foi o da eleição da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).
Confirmado como um dos pré-candidatos a presidente da Uveal, o vereador de Murici, Anizio Amorim, o Anizão (PMDB), conversou com reportagem da Tribuna Independente e revelou que o edital da eleição estaria apresentando brechas e não deixava claro se vereadores inadimplentes com a entidade poderiam participar do pleito ou não. o vereador disse ainda que se for constatado vícios nas regras eleitorais a chapa vai entrar com pedido de judicialização do processo.
“Precisamos que fique claro quem vai votar. O edital está muito aberto. Precisamos ter uma certeza de quais são as Câmaras que estão aptas. Quem pagou até dezembro, quem pagou os três meses. Não está claro, o edital está dizendo que tem que está quite, agora até quando? Tudo isso a gente precisa que fique esclarecido. O presidente da Uveal, Fabricio Faustino, meu amigo pessoal. Um cara que tenho muita confiança e acredito que ele não irá fazer nada pra manchar a carreira dele, me convidou pra uma reunião com ele na segunda-feira (6), na sede da União. Lá é que vou saber quem são meus adversários. O que posso dizer é que se o edital estiver viciado, nós vamos judicializar o processo”, garantiu.
Anizão confirmou ainda que terá uma reunião com sua chapa no sábado (4) para discutir a ação em função do edital. O vereador disse ainda que não está preocupado com a candidatura de Renildo Calheiros, seu colega da Câmara de Murici e primo do governador de Alagoas Renan Filho.
“Eu não me preocupo com essa questão de que tem duas chapas de Murici. Estou discutindo com os vereadores, mostrando pra eles o que é melhor pra categoria”, disse.
Questionado se seria a favor de uma chapa única, o vereador disse que tentou diálogos sobre o assunto, mas que não obteve êxito. Segundo ele, ninguém quer abrir mão da candidatura.
PSDB mantém candidatura à presidência
A reportagem da Tribuna Independente conversou também com o secretário-geral do PSDB, Claudionor Araújo, para saber se o partido irá manter a candidatura de Diomedes Rodrigues, de Pão de Açúcar e o que ele achava do apoio da bancada da Câmara de Maceió, que é ligada ao prefeito Rui Palmeira (PSDB) para o primo do governador Renan Filho, Renildo Calheiros.
“Estamos em plena campanha. Temos vários nomes na chapa que são de outros partidos, além do PSDB e PDT. Eles [vereadores da bancada de Rui Palmeira] já declararam apoio lá, então não temos mais o que conversar. Vai ficar assim mesmo. Não se trata de uma orientação partidária, se trata apenas de filiados do partido, vereadores de mandato que estão votando num candidato que não é do mesmo partido. Mas isso não traz nenhum prejuízo para campanha. Ainda mais o seguinte, pelo menos até a semana passada a Câmara de Maceió não estava adimplente, ou seja, ela não era filiada a Uveal. Nesse caso se eles não atualizarem o pagamento, nem votam”, explicou Araújo.
A eleição está marcada para o próximo dia 25 e acontecerá na sede da Uveal. Até o momento, seis vereadores já lançaram seus nomes para presidir a entidade. São eles: Anizão (Murici) que tem como vice em sua chapa o vereador, Domício Júnior (PSL), de Jequiá da Praia; Renildo Calheiros (PMDB), também de Murici e que tem como vice, o vereador Edinho, de Coruripe; Tayronne, da cidade de Pilar. Diomedes Rodrigues (PSDB), de Pão de Açúcar como presidente e um representante do PDT de Palmeira dos Índios como seu vice; André da Téu (PSB), de Flexeira e seu vice, Beto Belém, do município de Belém; e Valmir Filho (DEM), o Valmirzinho, de Limoeiro de Anadia.
Mais lidas
-
1Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
2Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
3Em Pernambuco
Médica morre em batida envolvendo um carro e uma moto em Caruaru
-
4A hora chegou!
‘A Fazenda 16’: Saiba quem vai ganhar e derrotar os adversários no reality da Record TV
-
5Falência
Laginha: Alagoas vai receber R$ 160 milhões