Interior

PM/AL apreende armas e resgata aves silvestres durante fiscalização no Agreste

Ação ocorreu no povoado Cabeça Dantas, em Belém, após uma guarnição identificar indícios de criação ilegal de animais silvestres em uma residência da localidade

Por Ascom PM/AL 03/01/2026 18h25 - Atualizado em 04/01/2026 10h40
PM/AL apreende armas e resgata aves silvestres durante fiscalização no Agreste
Animais resgatados e armas apreendidas na operação - Foto: Ascom PM/AL

Uma operação de fiscalização realizada pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) na manhã deste sábado (3) resultou na prisão de um homem e na apreensão de um arsenal de caça e seis aves silvestres no município de Belém, interior de Alagoas. A ação ocorreu no povoado Cabeça Dantas, após uma guarnição identificar indícios de criação ilegal de animais silvestres em uma residência da localidade.

Ao patrulharem a região, os policiais avistaram duas gaiolas expostas no alpendre de um imóvel. Durante a abordagem, foi constatada a presença de um pássaro da espécie tico-tico e um sibite. O morador da residência recebeu os militares e admitiu não possuir as licenças ambientais necessárias para a criação dos animais.

A fiscalização avançou para o interior da propriedade, onde foram localizadas outras quatro aves de espécies diversas. Questionado sobre a posse de outros materiais ilícitos, o proprietário colaborou com a equipe e revelou guardar três armas de fogo em sua residência. Foram entregues voluntariamente três espingardas, nos calibres 28, 40 e .22, além de um estojo contendo munições intactas e deflagradas.

Diante do flagrante, o homem foi conduzido ao Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de Palmeira dos Índios, onde foram realizados os procedimentos cabíveis pelos crimes de posse irregular de arma de fogo e crime ambiental. As aves apreendidas na operação foram transportadas para Maceió e entregues ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas/Ibama) para receberem cuidados veterinários antes de serem reintegradas ao habitat natural.