Polícia

Último adolescente foragido é reconduzido à Unidade de Internação Masculina de Maceió

Operação contou com apoio do Bope, Rotam, DEA e Gcon, e foi concluída com êxito em menos de 48 horas após a fuga

Por Everton Dimoni / Ascom Seprev e Rafael Maynart / Ascom SSP 23/04/2025 19h00 - Atualizado em 23/04/2025 22h30
Último adolescente foragido é reconduzido à Unidade de Internação Masculina de Maceió
Adolescentes haviam fugido da Unidade de Internação Masculina (UIM) de Maceió, no último domingo - Foto: Augusto Costa / Ascom Seprev

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), em ação conjunta com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), localizou no final da manhã desta quarta-feira (23) e reconduziu à unidade o último adolescente que havia fugido da Unidade de Internação Masculina (UIM) de Maceió, na última segunda-feira (21). O menor estava em uma região de mata, próxima ao bairro de Santa Lúcia.

A operação contou com o apoio estratégico do Grupo de Gerenciamento e Contenção (Gcon) da Seprev, além das forças de segurança da SSP, incluindo o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) e Departamento Estadual de Aviação (DEA). Houve ainda a atuação integrada das inteligências da SSP e da Seprev.

Sete dos nove adolescentes foram localizados e reintegrados à unidade poucas horas após a fuga. O oitavo foi reconduzido em menos de 24 horas e, nesta quarta-feira, a operação foi concluída com a localização do nono e último adolescente, encerrando com êxito as ações de busca.

De acordo com o secretário de Prevenção à Violência, Ricardo Dória, o ocorrido evidenciou a capacidade de resposta rápida do Estado diante de situações emergenciais no sistema socioeducativo.

“A atuação conjunta entre as Secretarias de Prevenção à Violência e da Segurança Pública foi decisiva para recapturar todos os socioeducandos. Com isso, a Seprev reforça seu compromisso com a segurança da população e a retomada imediata da ordem no sistema socioeducativo”, afirma Dória.

Sumese (Superintendência de Medidas Socioeducativas) (Foto: Assessoria)

O titular reforça que a evasão dos adolescentes foi um caso isolado e que, além dos agentes socioeducativos, a segurança nas unidades de internação conta com o apoio do Gcon, especializado na gerência de crises e possíveis ações de controle dentro das unidades. Ele informou que foi aberta sindicância para apurar as circunstâncias da fuga e, a partir dos resultados, serão adotadas as medidas criminais cabíveis.

Ricardo Dória destaca ainda que a medida socioeducativa em Alagoas vive um momento marcado pela excelência no atendimento a adolescentes e jovens em conflito com a lei, o que fez do Estado uma referência para outras unidades da federação.

O secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, também destacou a efetividade da articulação entre os órgãos. “A pronta resposta das nossas equipes, em parceria com a Segurança Pública, mostra o comprometimento do Estado com a ordem, a legalidade e a proteção da sociedade. Atuamos com inteligência, técnica e respeito aos direitos dos adolescentes em cumprimento de medida, como determina o Sinase”, concluiu.