Polícia

Em balanço de prisões, SSP diz que caso da morte de repórter está esclarecido

Foram apresentados 14 casos com mais de 20 suspeitos detidos recentemente por homicídio

10/05/2017 19h31
Em balanço de prisões, SSP diz que caso da morte de repórter está esclarecido
Reprodução - Foto: Assessoria

Na tarde desta quarta-feira (10), a Secretaria de Segurança Pública apresentou em sua sede no Centro de Maceió o resultado de prisões recentes de suspeitos de envolvimento em crimes de homicídios. Foram 14 casos apresentados com mais de 20 detidos em cumprimento de mandados em operações conjuntas. Entre eles, o secretário Lima Júnior comunicou que o caso da morte do repórter cinematográfico Paulo Antônio da Silva, de 63 anos, está esclarecido e que um menor de idade já foi detido pelo espancamento seguido da morte.

O caso do assassinato de ‘Paulinho’, como era conhecido, ocorreu em 19 de fevereiro deste ano. Ele foi vítima de espancamento que teria sido cometido por suspeitos de tráfico de drogas na região do conjunto Carminha, no Benedito Bentes. A motivação seria porque ‘Paulinho’ teria abusado sexualmente de uma menor, informação que a polícia apurou ser mentirosa. O inquérito foi concluído e M. I. V., de 16 anos foi apreendido.

O delegado-geral Paulo Cerqueira informou sobre a prisão de Givaldo Rosalino dos Santos, de 36 anos, vulgo ‘Van Damme’. Ele foi detido no bairro de Ipioca por força de oito mandados de prisão, três por homicídio doloso, três por latrocínio e dois por roubo. Os crimes ocorreram no Agreste, nas cidades de Junqueiro e Teotônio Vilela.

Paulo Henrique de Oliveira, de 22 anos, vulgo ‘Paulinho’, foi detido em 28 de abril. Ele é suspeito do homicídio de Amaurílio da Silva Santos no dia 25 de janeiro de 2017. O crime bárbaro que terminou com a vítima decapitada ocorreu por uma discussão motivada por um pé de manga na região do conjunto Cidade Sorriso, no Benedito Bentes.

Também foi detido Carlos Eduardo da Silva Santos, de 19 anos, vulgo ‘Nenem’. Ele foi preso no Vale do Reginaldo no dia 25 de abril por conta do homicídio de Sidnei Alves da Silva, de 21 anos, ocorrido no Feitosa em 13 de setembro de 2016. O crime teria sido motivado porque a irmã da vítima é casada com o suspeito. Sidnei tentou proteger a irmã de Carlos Eduardo e aborreceu o acusado, que atirou contra o cunhado.

Na terça-feira (9), foi preso Rafael Fontes dos Santos, de 19 anos. Ele seria envolvido com a morte a tiros de Argel Ferreira da Silva, de 23 anos. A ordem do crime teria partido do presídio. José Messias Felix dos Santos, que está no sistema prisional, teve mais um mandado agregado à sua ficha criminal no dia 27 de abril. A motivação seria problemas com o tráfico de drogas.

Emerson Lopes de Araújo, vulgo ‘Cara de Moça’, de 20 anos, foi detido em 20 de abril. O crime ao qual ele teria envolvimento foi a morte de Jeferson Faustino da Silva em 18 de janeiro. O fato ocorreu no loteamento São Caetano no bairro da Cidade Universitária por conta de guerra entre facções. Outro suspeito do delito, Anderson Pedro da Silva, já estava detido desde o mês de março.

Outro detido foi Mikael Gonçalves dos Santos, de 21 anos, vulgo ‘Mika’. Ele foi detido em 29 de abril por conta de dois mandados em aberto. Os crimes de homicídios atribuídos a ele são 16. Um dos casos mais famosos foi a morte do médico José Alfredo Vasco Tenório no corredor Vera Arruda em 2012, quando ‘Mika’ ainda era menor de idade. Outros crimes que tinham mandado em aberto foram o assassinato de Denilson Lima dos Santos em 13 de novembro de 2016 no Tabuleiro do Martins e no mesmo dia ter tentado matar Silvana Vicente da Silva por envolvimento com o tráfico. O suspeito também teria participação no duplo homicídio de Jonathas Carvalho do Nascimento e José Marcos dos Santos por disputa pelo tráfico e vingança.

Jean Pontes da Silva de 24 anos, foi detido em 20 de abril suspeito da morte a tiros de Luciano Francisco Ferreira em 27 de dezembro de 2016 no conjunto Aprígio Vilela, no Benedito Bentes. A vítima estaria cometendo furtos no conjunto e o grupo criminoso que comanda a área ordenou que ele fosse assassinado. Márcio Campelo Moreira, de 37 anos, vulgo ‘Tubarão’ foi detido junto com Jean pelo mesmo delito.

Daniel Félix dos Santos, de 18 anos, vulgo ‘Pi’, foi preso em 27 de abril pela morte de Ariel Ferreira da Silva em 14 de novembro de 2016 no conjunto Moacir Andrade, no Benedito Bentes. O assassinato foi motivado por discussão no momento de dividir produto de roubo.

Iranderson Miguel da Silva, de 26 anos, foi detido na sexta-feira passada (5) pelo homicídio de Wellington Vieira dos Santos no Clima Bom em quatro de agosto de 2012. A vítima era usuário de drogas e tinha dívida com o tráfico de drogas.

Felipe dos Santos Lima, de 24 anos, vulgo ‘Choco’, foi preso em 25 de abril suspeito do homicídio de Gabriel dos Santos Alves, na Chã de Bebedouro, em 23 de janeiro. Gabriel foi morto com tiros e pauladas porque ele atuava como traficante de drogas e ele migrou de uma facção criminosa para a rival.

Willames Cleber dos santos, de 24 anos, vulgo ‘Nego Lu’, foi preso em 21 de abril por participar com vários comparsas da morte de Márcia Maria Menescau da Costa em 17 de março no Vergel do Lago.

Ecilon da Silva Calado, de 19 anos, vulgo ‘Pipi’, foi preso em 18 de abril porque em 24 de junho, no bairro do Feitosa, ele e um comparsa teriam matado Carlos Eduardo da Silva Lima, de 19 anos, a tiros. Carlos Eduardo teria sido atingido por engano. O alvo dos disparos seria um indivíduo conhecido apenas como ‘Nossa’.

Na Barra de Santo Antônio, seis foram detidos suspeitos de homicídio. A operação ocorreu em 27 de abril. Foram detidos Kennedy Gutemberg da Silva, de 34 anos; Caio Cesar Moreira Barros, de 22 anos; Josinaldo da Silva Barros, de 23 anos; Wellington dos Santos Barros, 25 anos; Paulo Roberto Morais do Nascimento, de 30 anos; e Erideivisson Ronaldo dos Santos, de 19 anos. A polícia do município registrou queda nas ocorrências de homicídios após a prisão do grupo.

O último detido foi Fernando de Almeida Torres, suspeito de matar um agente penitenciário em Maruim, interior de Sergipe. A prisão foi no Clima Bom na madrugada desta quarta-feira. O crime ocorreu em setembro de 2015.