Mundo
Incêndio em shopping deixa mais de 20 mortos no Paquistão
Um incêndio de grandes proporções devastou um shopping em Karachi, no Paquistão, resultando na morte de pelo menos 21 pessoas. O fogo teve início no sábado, 17, e demorou mais de 24 horas para ser extiguido. Cerca de 60 pessoas podem estar desaparecidas e equipes de resgate aguardam a estrutura esfriar o suficiente para realizar uma busca completa.
Localizado no centro histórico da maior cidade paquistanesa, o Gul Plaza é um complexo de vários andares que conta com com 1.200 lojas. As primeiras chamas surgiram no local na noite de sábado, espalhando-se rapidamente devido à presença de materiais inflamáveis como espuma plástica, tecido e perfume, segundo a emissora britânica BBC.
Imagens registradas pela agência de notícias AFP mostram os bombeiros combatendo as chamas no local, enquanto uma multidão observava com atenção.



(Rizwan Tabassum/AFP)
“Minhas lojas estavam pegando fogo diante dos meus olhos. Não conseguíamos nem mesmo retirar as mercadorias daquelas lojas”, contou o comerciante Zain à BBC no sábado, quando o incêndio começou. Na ocasião, o paquistanês afirmou que ainda havia pessoas dentro do shopping. “Ainda há muita gente lá dentro, tenho muitos amigos com quem não consegui contato”, disse.
Informações divulgadas pela agência de notícias Reuters apontam que o prédio todo pode desabar devido aos danos estruturais. Guindastes foram mobilizados pelas autoridades locais, em uma tentativa de remover parte dos escombros e possibilitar o resgate de mais corpos. Enquanto isso, familiares de pessoas desaparecidas se reúnem em frente às ruínas do shopping, aguardando notícias de seus entes queridos.
Um policial contou à BBC que pelo menos 26 pessoas dadas como desaparecidas estavam pela última vez dentro do prédio, segundo a localização emitida por seus celulares. As autoridades de Karachi montaram um posto para registrar os nomes e as informações a respeito dos desaparecidos. Já o governo de Sindh, província onde se localiza a metrópole, anunciou uma indenização de 10 milhões de rúpias paquistanesas (cerca de 191 mil reais) para os familiares das vítimas fatais.
De acordo com os serviços de emergência, “quase todo o prédio já estava tomado pelas chamas” quando os socorristas chegaram ao local, com o Corpo de Bombeiros só conseguindo extinguir o incêndio na noite de domingo, 18. Partes do complexo desabaram devido ao fogo, e os escombros e a falta de ventilação vêm dificultando os trabalhos de resgate.
Mais lidas
-
1Gratuito
Afya Maceió retoma assistência em saúde com agendamento para atendimento das Clínicas
-
2Denúncia
Vigilância Sanitária apreende 580 kg de produtos fora do prazo de validade no Jacintinho
-
3Futebol
CSA e CRB empatam em 1 a 1 no Clássico das Multidões do Campeonato Alagoano
-
4Famosos
Imagens mostram agressão de cantor João Lima contra esposa
-
5Dinheiro, corrupção e amizade
O crime real que inspirou Dinheiro Suspeito, novo sucesso da Netflix


