Mundo
Colisão entre navios na Inglaterra causa explosão e 37 são resgatados

Um navio petroleiro e um navio de carga colidiram na costa da Inglaterra, no Mar do Norte, nesta segunda-feira (10). A colisão causou uma explosão e incêndio nas embarcações, e 37 pessoas foram resgatadas, segundo a agência de notícias Associated Press.
A Guarda Costeira britânica mobilizou uma operação de resgate que envolveu aeronaves e barcos de resgate. Um helicóptero, uma aeronave de asa fixa, barcos de resgate e embarcações próximas com capacidade de combate a incêndios foram acionados para o incidente, segundo o órgão.
Inicialmente, o chefe do porto de Grimsby East, Martyn Boyers, disse à AP que 32 pessoas haviam sido resgatadas e trazidas à costa após a colisão. Horas mais tarde, o vereador Graham Stuart disse à BBC que todos os 37 membros de ambas as tripulações estão seguros, e apenas um deles foi hospitalizado — não se sabe em qual condição. Não se sabe mais detalhes os demais resgatados.
Fontes da indústria naval disseram à agência de notícias Reuters que as embarcações envolvidas eram o petroleiro químico Stena Immaculate, de bandeira americana, e o navio porta-contêineres chamado Solong, de nacionalidade ainda não identificada.
Ainda não se sabe o que causou a colisão. Duas autoridades de segurança marítima disseram à Reuters que não há indícios de malícia ou envolvimento de terceiros na colisão.
O CEO da Stena Bulk, empresa que opera o petroleiro, afirmou à BBC que todos os membros da tripulação estão seguros.
A colisão ocorreu às 6h48 desta segunda no horário de Brasília, segundo serviços de alerta de colisão. O Stena Immaculate estava parado e o Solong veio em sua direção e colidiu, segundo sites de monitoramento de embarcações.
"Houve relatos de que várias pessoas abandonaram as embarcações após a colisão e de que havia incêndios em ambos os navios", afirmou o serviço de resgate marítimo Instituição Real Nacional de Salva-vidas (RNLI, na sigla em inglês), que também participa da operação de resgate.
Colisão entre navios petroleiro e de carga causa explosão na costa da Inglaterra em 10 de março de 2025. — Foto: Reprodução/redes sociais
A área onde ocorreu a colisão, na costa nordeste da Inglaterra próxima ao porto de Hull. O porto, que fica a cerca de 250 km de Londres, é uma via marítima movimentada, com tráfego partindo de portos da costa nordeste do Reino Unido com destino aos Países Baixos e à Alemanha, segundo fontes da indústria naval.
O site de análise marítima Marine Traffic mostrou diversas embarcações, incluindo navios porta-contêineres e petroleiros, na região do Mar do Norte onde ocorreu o acidente.
A Organização Marítima Internacional, A agência marítima da ONU, afirmou estar ciente da situação e que está verificando mais detalhes.
Mais lidas
-
1Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
2Roteiro
Duas pessoas ficam gravemente feridas após acidente com lancha na Praia do Gunga
-
3Tarde de sábado
Acidente com lancha na Praia do Gunga deixa menino morto e homem gravemente ferido
-
4Lagoa da Anta
'Se empreendimento não levar em conta impactos de vizinhança, essa parte de Maceió vai virar Gaza'
-
5'Filha' de 'Black Mirror'
Final explicado de 'Cassandra'! Entenda o maior mistério da série