Mundo
Alinhamento de 5 planetas será neste sábado a partir das 5h30 e poderá ser visto de todo o Brasil
Saturno, Netuno, Júpiter, Urano e Mercúrio, estarão todos alinhados, ao mesmo tempo, pouco antes do nascer do sol
Será que todos sabem quantos planetas existem no Sistema Solar? A Terra é apenas um deles. Mas será que alguém sabe o que é o alinhamento dos planetas, que pode demorar anos ou séculos para acontecer? Os apaixonados por astronomia certamente já sabem o que vai acontecer na manhã deste sábado, dia 17. Os curiosos, com certeza, vão ficar interessados. No entanto, quem quiser testemunhar este fantástico evento deve acordar bem cedo. É que por volta de 5h30 da manhã, horário de Brasília, cinco planetas, Saturno, Netuno, Júpiter, Urano e Mercúrio, estarão todos alinhados, ao mesmo tempo, pouco antes do nascer do sol.
Segundo o guia astronômico StarWalk, além da disposição para levantar da cama, você também precisa contar com uma visão desobstruída (sem poluição luminosa) do céu aberto, sem nuvens. Além disso, para visualizar todos os planetas, é necessário o uso de binóculos ou um telescópio, já que Netuno e Urano não podem ser vistos a olho nu aqui da terra. O guia alerta que, embora esse “desfile planetário” já esteja acontecendo há alguns dias, e vá se estender por mais um tempo, será na manhã deste sábado que os protagonistas do espetáculo estarão mais brilhantes no céu.
Ainda segundo o StarWalk, quem puxa a fila é Saturno. O gigante dos anéis estará em magnitude de 0,9, posicionado na constelação de Aquário. Importante salientar que quanto mais brilhante um corpo parece, menor é o valor de sua magnitude (relação inversa). O Sol, por exemplo, que é o objeto mais brilhante do céu, tem magnitude aparente de -27.
Mais lidas
-
1De olho!
BBB 26: Globo altera programação da semana após Prova do Líder
-
2Sem funcionamento
Liquidação do Will Bank: o que acontece com quem tem conta e CDB?
-
3Para tamponar minas
Extração de areia pode provocar tragédia
-
4Agenda
Lula vai entregar residências em Maceió
-
5Reconhecimento
Raízes de Arapiraca abre 2026 celebrando vidas, histórias e a memória viva da cidade



