Mundo
Israel aprovará centenas de novas casas em assentamentos na Cisjordânia, diz ministro
Assentamentos são um dos temas mais controversos nos esforços para reiniciar as negociações de paz entre israelenses e palestinos, congeladas desde 2014
Israel vai aprovar a construção de centenas de novas casas em assentamentos na Cisjordânia ocupada, disse o ministro da Defesa israelense, Avigdor Lieberman, nesta terça-feira (9).
Assentamentos são um dos temas mais controversos nos esforços para reiniciar as negociações de paz entre israelenses e palestinos, congeladas desde 2014.
Os palestinos querem a Cisjordânia como parte de um futuro Estado, juntamente com Jerusalém Oriental e a Faixa de Gaza. A maioria dos países considera ilegal a construção de assentamentos israelenses no território que Israel capturou em uma guerra em 1967.
Israel rebate o argumento de que os assentamentos são ilegais e afirma que o futuro deles deve ser determinado em negociações de paz com os palestinos.
Autoridades israelenses devem aprovar na quarta-feira (10) a construção de 1.285 unidades habitacionais a serem construídas em 2018 e avançar com os planos para outras 2.500 em cerca de 20 assentamentos, disse Lieberman em comunicado.
Não houve comentário imediato de autoridades palestinas. Os palestinos afirmam que os assentamentos israelenses na Cisjordânia negam um Estado palestino viável e com território contíguo.
Mais lidas
-
1Feriado
Alagoas celebra 209 anos de emancipação com feriado estadual proposto por Silvio Camelo
-
2Finalmente!
Heitor chega à novela nesta semana em Quem Ama Cuida
-
3Nesta segunda (14)
Que horas começa a nova temporada A Fazenda? Reality estreia cheio de reviravoltas
-
4Horários especiais
Feriado de 16 de setembro altera funcionamento de escolas e órgãos públicos em Alagoas
-
5Maceió e Arapiraca
Greve dos Correios continua em Alagoas; trabalhadores mantêm mobilização nesta segunda-feira (14)




