Mundo
Primeiro-ministro espanhol descarta eleições nacionais após vitória de independentistas
Ele também negou o pedido de reunião de Carles Puigdemont, presidente destituído da Catalunha
O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, descartou a possibilidade de eleição nacional depois que separatistas catalães ganharam votação regional na quinta-feira (21), informa a Reuters.
Rajoy também rejeitou uma reunião com Carles Puigdemont, presidente destituído da Catalunha, diz a France Presse. Puigdemont, havia pedido uma reunião com Rajoy fora da Espanha após vitória separatista.
Puigdemont se encontra em exílio auto-imposto em Bruxelas desde outubro, depois que Rajoy ativou o artigo 155 da Constituição espanhola.
O dispositivo autorizou a prisão da parte de seu gabinete que optou por permanecer em Barcelona após a declaração de independência que se seguii ao referendo de 1º de outubro na região autônoma. Madri não reconhece a validade do referendo.
Os três partidos que defendem a independência obtiveram, nesta quinta-feira, 70 cadeiras do parlamento - duas a mais do que é necessário para garantir a maioria absoluta na casa de 135 lugares.
Formam o grupo a favor da separação o Junts per Catalunya, liderado por Puigdemont, a Esquerda Republicana (ERC), do ex-vice-presidente Oriel Junqueras, e a Candidatura de Unidade Popular (CUP).
Mais lidas
-
1Residencial
Prefeitura de Maceió cederá imóveis à Braskem
-
2Maceió
Vítimas da Braskem temem a volta do VLT
-
3Sucesso da Netflix
Mistérios que a 3ª temporada de 'Round 6' precisa resolver
-
4Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
5Música
Show do Coldplay no Brasil em 2025 já tem data confirmada e será no Mangueirão, em Belém