Mundo
Supremo da Venezuela decidirá se julga procuradora-geral em cinco dias
Luisa Ortega não compareceu a audiência preliminar sobre abertura de julgamento

O presidente do Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela (TSJ), Maikel Moreno, informou nesta terça-feira (4) que a decisão sobre se irá abrir um processo de julgamento contra a procuradora-geral do país, Luisa Ortega Díaz, será anunciada em um prazo de 5 dias.
Ortega se negou a comparecer nesta terça diante da máxima corte para a audiência preliminar, por considerar que o processo é uma violação da legislação com o objetivo de anular o Ministério Público (MP). Ela é acusada de "mentir" ao assegurar não ter dado o seu aval em 2015 à nomeação de juízes do TSJ feita pelo então Parlamento de maioria chavista.
Ortega assinalou que só teve acesso a seu expediente na quinta-feira, e que seus defensores entraram no Supremo para solicitar a impugnação do processo contra ela na manhã desta terça e que, de imediato, os magistrados a declararam inadmissível.
A procuradora-geral, que enfrenta sua possível destituição, é a primeira chavista em posição de poder que ousou confrontar o presidente Nicolás Maduro com duras críticas contra o seu governo e a sua convocação a uma Assembleia Constituinte. Maduro defende uma reforma na Constituição como uma maneira de pacificar o país.
A procuradora abriu uma fissura no governo quando, há três meses, qualificou como "ruptura da ordem constitucional" as sentenças com as quais o TSJ assumiu temporariamente as faculdades do atual Legislativo, de maioria opositora.
Desde o dia 1º de abril, a Venezuela vive uma onda de manifestações a favor e contra o governo, algumas das quais se tornaram violentas, deixando um saldo de 90 mortes e mais de mil feridos, segundo o Ministério Público.
Mais lidas
-
1Estudo
Pesquisadora alagoana descobre nova espécie de parasita no Cerrado e coloca Brasil no mapa da ciência mundial
-
2Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
3Teia de segredos!
Final explicado da série 'Cilada': crime e conspiração revelados
-
4Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
5Em Maceió
Justiça do Trabalho suspende cobranças da Cassi contra ex-funcionária do Banco do Brasil