Mundo
Nova fase antidrogas deixa mais de 100 mortos em um mês nas Filipinas
107 supostos usuários ou traficantes foram mortos pela polícia
Mais de 100 supostos narcotraficantes e usuários de drogas morreram em enfrentamentos com a polícia há um mês desde que o presidente do país, Rodrigo Duterte, retomou a campanha antidrogas com a promessa de que seria menos sangrenta, informou nesta segunda-feira (10) a polícia.
No total, 107 suspeitos foram mortos por agentes após supostamente resistirem à prisão durante 4.973 operações policiais em todo o país, disse o chefe da Polícia Nacional, Ronald dela Rosa, em uma coletiva de imprensa.
Os polícias visitaram no último mês 578.246 domicílios e detiveram 7.940 suspeitos, segundo os dados oficiais.
O chefe da polícia filipina afirmou que 71.620 usuários e traficantes se entregaram voluntariamente às autoridades desde o início, em 7 de março, da operação Double Barrel Reloaded (Duble Canhão Recarregado), como é conhecida esta segunda fase.
O novo período, iniciado após uma suspensão temporária de um mês, partiu com o objetivo de ser "menos sangrento", segundo indicou então o próprio Dela Rosa, que inclusive convidou a Igreja católica para supervisionar as ações dos agentes.
O chefe da polícia avaliou que o reatamento da campanha está sendo "menos sangrento, porque são menos os suspeitos que respondem com disparos contra a polícia ou colocam os agentes em perigo".
Mais lidas
-
1Herói aracnídeo
Final explicado de Homem-Aranha: Um Novo Dia - Peter Parker vai deixar a Terra?
-
2Terror, ação e relançamentos
Filmes de agosto de 2026: veja as principais estreias nos cinemas
-
3Herói aracnídeo
Homem-Aranha: Um Novo Dia estreia no Brasil com trailer recorde de 1 bilhão de visualizações
-
4Esporte
Entrega de kits da Maratona Internacional de Maceió começa nesta quarta-feira e segue até sexta no Jaraguá
-
5Prepare-se para maratonar!
Conheça Meu Nome é Farah, novela turca da Netflix que mistura máfia e romance de tirar o fôlego




