Mundo

Nações Unidas pede libertação de presos políticos na Venezuela

"Estou cada vez mais preocupado com a polarização extrema na Venezuela, com contínuas restrições da liberdade", disse Zeid Ra"ad al-Hussein

Por EFE / G1 08/03/2017 09h33
Nações Unidas pede libertação de presos políticos na Venezuela
Reprodução - Foto: Assessoria

O alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Zeid Ra'ad al-Hussein, pediu nesta quarta-feira (8) a libertação de todos os presos políticos da Venezuela e solicitou que o governo respeite as liberdades fundamentais dos cidadãos.

"Estou cada vez mais preocupado com a polarização extrema na Venezuela, com contínuas restrições da liberdade de circulação, associação, expressão e protesto pacífico", afirmou Zeid, na apresentação de seu relatório anual ao Conselho de Direitos Humanos da ONU.

No mesmo discurso, o alto comissário informou que segue recebendo denúncias de prisões arbitrárias e intimidação de líderes da oposição e "repetiu" seu apelo para "que todos os presos políticos sejam libertados, muitos dos quais foram detidos de forma arbitrária".

O chefe dos Direitos Humanos da ONU também mostrou sua preocupação com "a falta de independência da ordem pública e instituições de direitos humanos" do país.

Ele observou que tem aumentado o número de venezuelanos que migram para outros países, algo que acontece no marco da crescente crise econômica da Venezuela.

"A falta de medicamentos e de comida no país, e os preços descontrolados está afetando os direitos econômicos e sociais", disse.

Ele ressaltou que, apesar das suas repetidas solicitações, seu escritório não obteve acesso a Venezuela e reiterou seu apelo para que se permita a entrada de seus analistas.

Finalmente, Zeid elogiou a mediação do Vaticano entre o governo e a oposição, e pediu maior respeito aos direitos humanos como a base para a retomada do diálogo político.