Mundo
Trump nomeia cético sobre mudança climática para dirigir agência ambiental
Scott Pruitt, opositor da política climática de Barack Obama. Vários defensores do meio ambiente criticaram a designação de Pruitt, entre eles o senador Bernie Sanders.
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, nomeou Scott Pruitt, opositor da política climática de Barack Obama, para liderar a agência de meio ambiente, informou a imprensa nesta quarta-feira (7), citando um responsável da equipe de transição.
Pruitt, republicano de 48 anos, é atualmente secretário de Justiça do estado de Oklahoma, que promove uma ação contra a Agência de Proteção Ambiental (EPA), que agora passará a dirigir.
Como secretário estadual de Justiça, Pruitt promoveu uma batalha judicial contra as medidas do presidente Barack Obama, aplicadas pela EPA, para reduzir as emissões de gases do efeito estufa nas centrais elétricas a carvão.
Durante sua campanha, Trump prometeu retirar as leis e regulamentações para a proteção ambiental e o combate ao aquecimento climático, acusando Obama de ter declarado guerra ao carvão, um tema eleitoral sensível em vários estados.
Trump também anunciou que tiraria os Estados Unidos, segundo emissor mundial de gases do efeito estufa, atrás da China, do acordo sobre o clima, firmado em 2015 por 192 países.
Mas após ser eleito presidente, Trump parece ter moderado suas posições.
Vários defensores do meio ambiente criticaram a designação de Pruitt, entre eles o senador Bernie Sanders, que lutou pela indicação democrata à Casa Branca.
"O problema de Pruitt não é apenas negar a mudança climática, mas também ser alguém que tem trabalhado muito próximo da indústria de energia fóssil para tornar este país mais dependente dela", disse Sanders ao considerar a designação de Pruitt "triste e perigosa".
Mais lidas
-
1Suspense policial espanhol
Colisão Implacável explicado: o que realmente acontece no final confuso do filme da Netflix?
-
2Tetra
Eleitores de Lula celebram quarta vitória do presidente em ato na orla de Maceió
-
3Novo sistema
Radares em rodovias estaduais de Alagoas começam a multar neste domingo (1º)
-
4Sertão de Alagoas
Pai de suspeito de feminicídio diz que dívida de R$ 1,5 mil teria motivado assassinato em Santana do Ipanema
-
5Nota de esclarecimento
Laudo aponta mais de 20 golpes de faca no corpo de mulher assassinada em Santana do Ipanema




