Interior
Agreste Saneamento reforça dica para um Carnaval consciente: descarte correto de lixo protege o meio ambiente
Resíduos jogados inadequadamente contribuem para o entupimento de redes de drenagem, proliferação de vetores de doenças e, principalmente, para a contaminação de rios e mananciais
O período de Carnaval é marcado por alegria, celebração e grande concentração de pessoas nas ruas, praias e espaços públicos. Para que a festa não deixe impactos negativos após os dias de folia, a Agreste Saneamento reforça o alerta sobre a importância do descarte correto de resíduos como latas, garrafas de vidro, plásticos, copos descartáveis e outros materiais que podem causar sérios danos ao meio ambiente.
O descarte inadequado desses resíduos contribui para a poluição do solo, entupimento de redes de drenagem, proliferação de vetores de doenças e, principalmente, para a contaminação de rios e mananciais, a exemplo do Rio São Francisco, patrimônio natural fundamental para o abastecimento, a biodiversidade e a economia de diversas regiões do país.
Alguns dados sobre o tempo de decomposição de resíduos evidenciam a dimensão do impacto ambiental causado pelo descarte inadequado. Materiais comuns no cotidiano podem permanecer na natureza por décadas ou até séculos: o plástico leva cerca de 400 anos para se decompor, o vidro ultrapassa mil anos e o metal pode permanecer por mais de 100 anos. Esses números reforçam a urgência de práticas mais responsáveis de consumo, descarte e reciclagem.
A diretora-geral da Agreste Saneamento, Ângela Lins, destaca que pequenas atitudes fazem grande diferença. “O Carnaval pode e deve ser um momento de alegria, mas também de responsabilidade. O simples gesto de descartar corretamente latas, garrafas e plásticos ajuda a preservar o meio ambiente, protege nossos rios e contribui para a saúde coletiva. Cuidar da natureza é um compromisso de todos, em qualquer época do ano”, ressalta.
A Agreste Saneamento reforça a importância de utilizar lixeiras, separar materiais recicláveis sempre que possível e evitar o descarte de resíduos em vias públicas, praças, áreas verdes e corpos d’água. A preservação ambiental começa com atitudes individuais e se reflete no bem-estar de toda a população. “Neste Carnaval, a orientação é clara: aproveite a festa, mas não deixe lixo para trás. Cuidar do meio ambiente também faz parte da folia”, conclui Ângela Lins.
Mais lidas
-
1Qual será a história?
O que esperar da 5ª temporada da série O Poder e a Lei na Netflix
-
2Prepare-se para mais surpresas
Tudo o que você precisa saber antes de ver a segunda temporada da série Detetive Alex Cross
-
3Agreste
Aranha, apontado como um dos maiores traficantes de drogas de Alagoas, é morto ao deixar presídio
-
4Processo
Executivos da Braskem são acusados por crime ambiental na CVM
-
5Bairro Massaranduba
Professor da Ufal é encontrado morto dentro de residência em Arapiraca



