Interior
Prefeitura de Atalaia entrega certidões do programa “Um Endereço para Chamar de Seu” no Conjunto Santa Edwiges
Jornalista Valmir Calheiros (in memorian) é homenageado ao emprestar seu nome a uma rua no município
A Prefeitura de Atalaia realizou, nesta quinta-feira dia 22, a entrega de 18 certidões do programa “Um Endereço para Chamar de Seu” às famílias do Conjunto Santa Edwiges, localizado no Bairro 21.
Entre os homenageados que passaram a emprestar seus nomes às ruas de Atalaia, o jornalista – e filho de Atalaia – Valmir Calheiros de Siqueira (in memorian).
Valmir Calheiros nasceu em Atalaia e dedicou toda a sua vida ao jornalismo alagoano e também ao reconhecimento a sua terra natal. A família do jornalista ficou muito orgulhosa e feliz com mais esta homenagem e reconhecimento oficial à memória de Valmir.
A filha de Valmir Calheiros, a também jornalista Valdete Calheiros, agradeceu à prefeitura de Atalaia por eternizar o reconhecimento ao seu pai. “Aprendi a amar Atalaia de tão bem que meu pai sempre falava da sua cidade de nascimento e coração. A família está especialmente grata e com a certeza de que Valmir continua fazendo história em Atalaia. Parabenizamos também o carinho que tiveram aos demais filhos ilustres da terra”, afirmou.
Durante a atividade, a prefeita Cecília Lima Herrmann, conhecida por todos como “Ceci” participou da entrega das certidões e realizou, de forma simbólica, a fixação da primeira placa de numeração residencial em uma das casas beneficiadas no conjunto.
Um gesto simples, mas carregado de significado, que marca o início de uma nova realidade para dezenas de famílias. A iniciativa representa um passo fundamental para garantir dignidade, cidadania e reconhecimento oficial a comunidades historicamente invisibilizadas pelo poder público.
A prefeita Ceci afirmou que esteve na Comunidade Santa Edwiges participando de uma ação que representa dignidade e respeito com as pessoas.
“Ter um endereço não é só um detalhe, é um direito garantido. É poder acessar saúde, educação, assistência social e tantos outros serviços. Nossa gestão segue trabalhando para incluir, reconhecer e cuidar de quem sempre fez parte da nossa história”, destacou a prefeita Ceci.
A prefeitura de Atalaia reforçou que o programa “Um Endereço para Chamar de Seu” seguirá avançando em outras comunidades do município, ampliando o alcance da regularização fundiária e promovendo mais cidadania, justiça social e qualidade de vida para a população.
Por meio do programa, as famílias passam a ter endereço oficialmente reconhecido, com a entrega das certidões e a fixação das placas de numeração das residências e das ruas, assegurando o acesso a serviços essenciais como saúde, educação, assistência social e correspondência.
A ação é fruto de uma importante parceria entre a prefeitura de Atalaia, o governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), o Ministério das Cidades e o Laboratório de Regularização Fundiária da Universidade Federal de Alagoas (Ufal. Uma união de forças que reafirma o compromisso com a segurança jurídica, a inclusão social e o desenvolvimento urbano sustentável.
Atalaia com novos endereços oficialmente passou a ter, além da Rua Jornalista Valmir Calheiros de Siqueira, também a Avenida Doutor Alfredo de Maya; Avenida Vandete Pacheco Cavalcante; Rua Folclorista Zé Neto; Rua Jacintho da Costa Medeiros; Rua Doutor Elvio Alves Brasil; Rua Professora Enid Lisboa de Magalhães Oliveira; Rua Professora Carmelita Souza Bittencourt; Rua Alexandre Vieira Peixoto; Rua Poeta Cláudio Cardoso; Rua Francisco Guilherme de Farias Bittencourt; Rua Edite Vieira Camelo de Moraes; Rua Professora Celina Sampaio Ramos; Rua Doutora Maria Theresa de Medeiros Pacheco, Rua Padre Abelardo Romeiro Pereira e Rua Antônio Aurelio de Morais.
VEJA MAIS IMAGENS:
Mais lidas
-
1Sem funcionamento
Liquidação do Will Bank: o que acontece com quem tem conta e CDB?
-
2Para tamponar minas
Extração de areia pode provocar tragédia
-
3Agenda
Lula vai entregar residências em Maceió
-
4Reconhecimento
Raízes de Arapiraca abre 2026 celebrando vidas, histórias e a memória viva da cidade
-
5Estudo
Com aumento das chuvas, verão concentra 44% dos desastres por precipitação no Brasil, aponta estudo



