Interior

Alunas de escolas públicas de Paulo Jacinto conquistam medalhas em olimpíadas nacionais

Estudantes das escolas José Medeiros e Souza Barbosa brilham na Olimpíada de Educação Financeira e na Olimpíada Brasileira de Robótica

Por Lucas França com Tribuna Hoje 03/11/2025 17h07 - Atualizado em 03/11/2025 17h29
Alunas de escolas públicas de Paulo Jacinto conquistam medalhas em olimpíadas nacionais
Yonara Rakely, 16 anos (da esquerda ) foi prata na OBR e Maria Rikaelly, 17 anos, bronze na OLITEF 2025 - Foto: Acervo pessoal/Reprodução

As adolescentes Maria Rikaelly Pereira Ribeiro da Silva,17 anos, e Yonara Rakely Santos da Silva, 16 anos, estudantes da Escola Estadual Deputado José Medeiros brilham na Olimpíada de Educação Financeira e na Olimpíada Brasileira de Robótica. Além delas, a estudante Ana Luíza, do 8º ano da Escola Municipal Souza Barbosa, ambas localizadas no município de Paulo Jacinto, na Zona da Mata de Alagoas também foi destaque na competição nacional realizada este ano. 

Maria Rikaelly, aluna do 2º ano do ensino médio, conquistou medalha de bronze na Olimpíada de Educação Financeira (OLITEF 2025), promovida pelo Tesouro Direto, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Banco Central (BC). A disputa reuniu mais de 13 mil escolas de todo o país. Só na escola que ela estuda, cerca de 100 estudantes participaram da competição.

“Fiquei surpresa ao receber a medalha, porque achei que não tinha me saído tão bem. Mesmo assim, percebi que um pouco de conhecimento e atenção já foram suficientes para conquistar esse resultado”, contou Rikaelly.

Maria Rikaelly, aluna da Escola Estadual Deputado José Medeiros (Foto: Acervo pessoal)



Além da conquista na OLITEF, a escola também comemorou o desempenho da estudante Yonara Rakely , que garantiu medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). “Ganhar a medalha de prata em robótica foi um momento de grande orgulho, pois representou o sucesso de um trabalho não só meu, mas de toda a equipe”, destacou a adolescente.

Yonara Rakely Santos da Silva, aluna da Escola Deputado José Medeiros (Foto: Acervo pessoal))



O coordenador pedagógico Aparecido de Oliveira Costa celebrou o desempenho das estudantes e ressaltou o compromisso da escola com a formação integral dos alunos.

“Nossa aluna Rikaelly é protagonista na escola, participa do Grêmio Estudantil e se destaca em todas as competições estaduais e nacionais. Para nós, é motivo de muito orgulho ver que nosso trabalho pedagógico está no caminho certo”, afirmou acrescentando o desempenho excepcional da também aluna Yonara. 

Tradição de excelência na José Medeiros


Com 41 anos de fundação, a Escola Estadual Deputado José Medeiros tem um histórico de conquistas expressivas na educação pública de Alagoas. A unidade foi 1º lugar no Prêmio Gestão Escolar, quando a então gestora Maria Araújo Feitosa representou o estado nos Estados Unidos.

Escola Estadual Deputado José Medeiros, em Paulo jacinto/AL (Foto: Cortesia)



Além disso, a escola foi finalista da Olimpíada de Língua Portuguesa, ficando entre as quatro melhores do Brasil, e também se destacou no Concurso de Redação Jovem Senador.

O professor de Matemática e Robótica, Marcos André Ribeiro, responsável pelo treinamento das medalhistas, destacou a dedicação das alunas. “Rikaelly e Yonara representam a força e o talento dos nossos estudantes. Elas mostram que a educação pública é capaz de formar jovens brilhantes e comprometidos com o futuro”.

Destaque também na Escola Municipal Souza Barbosa


Outra conquista importante para educação pública do município, veio da Escola Estadual Souza Barbosa. A aluna Ana Luíza, do 8º ano B, conquistou medalha de bronze na OLITEF 2025, após participar do curso de Educação Financeira oferecido pela plataforma Aprender Valor, sob orientação do professor Tiago Frias.

“Todos os anos promovemos e incentivamos a Educação Financeira entre nossos alunos. A OLITEF é uma excelente oportunidade para avaliar o aprendizado sobre finanças e o uso consciente do dinheiro”, explicou o professor.

Emocionada, Ana Luíza contou que ficou surpresa com o resultado. “Quando o professor divulgou os resultados na minha turma, eu nem acreditei que ganhei medalha de bronze. Fiquei muito feliz! Minha mãe ficou muito orgulhosa do meu desempenho”, relatou a estudante.

Ana Luiza, aluna da Escola Municipal Souza Barbosa (Foto: Acervo pessoal)



Além das medalhistas, outros 21 alunos da rede municipal também se destacaram pela participação e receberão certificados emitidos pelo Tesouro Direto, com apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Governo Federal.

Educação que transforma


Realizada em setembro, a OLITEF 2025 busca incentivar o consumo consciente, o planejamento financeiro e a educação econômica entre os jovens. As provas foram aplicadas sob a supervisão dos professores e diretores das escolas participantes, com o resultado final divulgado no dia 30 de outubro.