Interior
Nasce filhote de peixe-boi no Rio Tatuamunha, em Porto de Pedras
Filhote é descendente da peixe-boi Telinha, uma das moradoras mais conhecidas da região e presença constante nos passeios ecológicos realizados no rio
Nesta terça-feira (21), Porto de Pedras celebrou mais um marco na preservação ambiental: o nascimento de um novo peixe-boi marinho no Rio Tatuamunha, área reconhecida nacionalmente por abrigar um dos principais santuários da espécie no país. O filhote é descendente da peixe-boi Telinha, uma das moradoras mais conhecidas da região e presença constante nos passeios ecológicos realizados no rio.
Este é o primeiro filhote de Telinha, e a descoberta da gestação foi feita pelos membros da Associação Peixe-Boi e confirmada pelo ICMBio, responsáveis pelo acompanhamento dos animais e pela condução dos passeios que unem turismo e conservação. O nascimento é mais uma prova do trabalho contínuo de proteção à espécie.
Telinha chegou à APA Costa dos Corais em 2011, após um período de reabilitação que durou cerca de quatro anos. Avaliada clinicamente e adaptada ao ambiente natural, ela foi translocada em 5 de abril de 2011 para o recinto natural do Rio Tatuamunha, passou por um processo de adaptação às variações de maré, salinidade e alimentação natural, desenvolvendo-se de forma saudável, sendo liberada no Rio em 2012 onde atingiu maturidade reprodutiva.
O nascimento do novo peixe-boi foi recebido com entusiasmo pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porto de Pedras, que acompanha e apoia as ações desenvolvidas em parceria com a Associação Peixe-Boi e o ICMBio.
A secretária de Meio Ambiente, Flávia Rego, destacou a relevância do momento para o município e para a conservação da espécie.
“O nascimento desse filhote é uma notícia que enche o coração de alegria. Ele representa o resultado de um trabalho sério e comprometido com a natureza, e mostra que os esforços pela preservação estão dando frutos. Porto de Pedras tem orgulho de ser um dos berços do peixe-boi marinho no Brasil, e de contribuir ativamente para a proteção dessa espécie tão simbólica e importante para o nosso ecossistema”, afirmou a secretária.
O novo filhote e Telinha seguem sendo monitorados pela equipe técnica do ICMBio em parceria com a Associação Peixe-Boi, garantindo que ambos permaneçam saudáveis e em segurança.
Vale lembrar que é proibido qualquer interação com esses animais, principalmente fêmeas com filhotes, onde os cuidados são redobrados durante a visitação e monitoramento desses animais.
Mais lidas
-
1Aposta do Brasil no Oscar 2026
Premiado, ‘O Agente Secreto’ é aprovado com nota máxima de crítica especializada
-
2True Crime
Conheça caso real por trás da minissérie O Monstro de Florença
-
3Escritor
Hayton Rocha lança novo livro em Maceió na véspera da Bienal do Livro de Alagoas
-
41 x 1
CRB empata com América-MG e permanece na nona colocação da Série B
-
5Litoral Norte
Olhar da Gente chega a São Miguel dos Milagres e realiza triagens




