Interior

Corpo de Bombeiros resfria carreta com carregamento de álcool após tombamento

Condutor do veículo ficou ferido e foi encaminhado para uma unidade hospitalar

Por Ascom CBM/AL 26/11/2024 12h37 - Atualizado em 26/11/2024 15h35
Corpo de Bombeiros resfria carreta com carregamento de álcool após tombamento
Veículo transportava carregamento de álcool e tombou na zona rural de Junqueiro - Foto: Ascom Corpo de Bombeiro

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) atuou, na tarde de segunda-feira (25), em uma ocorrência envolvendo o tombamento de uma carreta em um trecho da BR-101, no povoado Pau Ferro, na zona rural do município de Junqueiro. O veículo transportava um carregamento de álcool.

O condutor, natural do município de Camaçari (BA), ficou com o pé preso às ferragens devido ao tombamento. A vítima foi retirada do veículo com a ajuda da Polícia Militar (PM) e de populares. Em seguida, o homem foi encaminhado a uma unidade hospitalar para receber os devidos cuidados médicos, com o auxílio de uma ambulância da Prefeitura de Teotônio Vilela.

Ao chegar ao local, a guarnição, composta por seis bombeiros militares, constatou que a carreta apresentava vazamento de combustível, o que representava risco de incêndio. Com o apoio de um caminhão-pipa cedido pela Prefeitura e pela Defesa Civil de Teotônio Vilela, a equipe realizou o resfriamento do veículo com jatos de água e isolou a área para evitar maiores danos e garantir a segurança da população.

A operação também contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que assumiu a responsabilidade pela continuidade dos cuidados no local.

O que fazer em acidentes com produtos perigosos?

O CBM/AL orienta que em casos de acidentes com produtos perigosos, é importante manter distância do local para impedir exposição a substâncias tóxicas, inflamáveis ou corrosivas, por isso, evite tocar ou inalar materiais desconhecidos. Em seguida, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros através do número 193, informando a localização e detalhes do acidente. Se possível, observe placas ou rótulos para identificar o tipo de material envolvido e repasse essas informações às equipes de emergência.

Vale destacar que não é indicado tentar conter vazamentos ou manusear produtos perigosos sem equipamentos e conhecimento técnico adequados. Se houver condições, isole a área para impedir o acesso de outras pessoas e evite qualquer fonte de ignição próxima, como fogo ou dispositivos elétricos, se afaste e aguarde a chegada da equipe especializada.