Interior
Defensoria realiza inspeção no HE do Agreste e constata superlotação
Visita foi conduzida pela defensora pública Bruna Cavalcante, que se reuniu com a direção do hospital para verificar a situação
Após denúncias de superlotação e de pacientes sendo atendidos em macas nos corredores, a Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DP/AL) realizou, na quarta-feira, 9, uma inspeção no Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca. A visita foi conduzida pela defensora pública Bruna Cavalcante, que se reuniu com a direção do hospital para verificar a situação.
Durante a reunião, a equipe do hospital confirmou a gravidade do problema e atribuiu o aumento expressivo na demanda a fatores pontuais. Nesta semana, em específico, a situação estaria associada a carreatas após o resultado das eleições, que culminaram em um número anormal de acidentes, especialmente envolvendo motocicletas e consumo de álcool. Conforme os gestores da unidade, os pacientes estão sendo transferidos diariamente para outros hospitais, mas a alta rotatividade de internações tem dificultado a redução imediata do número de pacientes nos corredores.
A Defensoria Pública também foi informada de que, além da superlotação, parte dos pacientes que aguardam cirurgias precisa de estabilização prévia para procedimentos mais complexos, por isso, não podem ser transferidos imediatamente.
Além da visita, a Defensoria encaminhou um ofício à Secretaria Estadual de Saúde, solicitando informações sobre o plano de regulação e o atendimento dos mais de 40 pacientes que aguardam transferência nos corredores do hospital. O prazo para resposta é de 48 horas.
A DP/AL também fez um pedido à Superintendência de Transporte e Trânsito e à Polícia Militar para intensificar a realização de blitzes da "Lei Seca" em Arapiraca, especialmente nos fins de semana, como medida para reduzir os acidentes e aliviar a pressão sobre o sistema de saúde.
Mais lidas
-
1Relator
Alfredo Gaspar avança para nova fase da CPMI do INSS e pede convocação dos CEOs dos principais bancos envolvidos em consignados
-
2Bairro Pescaria
Mineradora pede R$ 20 milhões por jazida em Maceió
-
3Cinema
O que significa Bugonia? Título do filme com Emma Stone é explicado
-
4Tragédia!
Mãe da atriz Mel Maia é encontrada morta no RJ
-
5Segurança
Suspeitos de homicídio em Marechal Deodoro morrem em confronto com Polícia Militar




