Interior

Bebê recém-nascido é deixado dentro de carro estacionado em rua no interior de AL

Mãe alegou ter deixado criança com um sobrinho, também menor de idade, antes de sair para show

Por Tribuna Hoje com agências 23/08/2024 14h13 - Atualizado em 23/08/2024 19h16
Bebê recém-nascido é deixado dentro de carro estacionado em rua no interior de AL
Mãe teve fiança arbitrada, mas optou por não pagá-la e permanece detida - Foto: Imagem ilustrativa

Um bebê recém-nascido foi deixado sozinho dentro de um carro, que estava estacionado na rua, na cidade de Belém, interior de Alagoas. A cena foi registrada na madrugada desta sexta-feira (23) e só foi percebida por moradores da residência próxima, porque  escutaram o choro da criança e fizeram o resgate. 

A mãe, de 28 anos, teria deixado os dois menores no carro antes de sair para um show. Ela apareceu em seguida e foi presa em flagrante por abandono de incapaz. Em depoimento à polícia, a genitora disse que está desempregada e que tem outras seis crianças, e que todas vivem com ela.

A mulher teve a fiança arbitrada, mas optou por não pagá-la e permanece detida no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de Palmeira dos Índios, aguardando audiência de custódia.

Testemunhas que ajudaram no resgate disseram que a criança chorava muito e que não tiveram outra saída que quebrar os vidros, que estavam fechados.

"O recém-nascido estava muito suado, com dificuldade para respirar, assaduras e sinais de desidratação. Não há informações de quanto tempo ele ficou trancado dentro do veículo", disseram.

A esposa do morador é lactante e amamentou o bebê, além de fazer sua higiene.Ainda conforme testemunhas, a mulher chegou e se apresentou como mãe da criança e negou ter abandonado o filho. "Ela disse que teria deixado o recém-nascido na companhia de um sobrinho menor que foi ao seu encontro dizendo que a criança estava passando mal. Ela então saiu para socorrer o filho e ao chegar no local, encontrou as pessoas ao redor do veículo", contaram.

O Chefe de Operações da Delegacia Regional de Palmeira dos Índios, Diogo Martins, informou que a Polícia Civil investigará se a alegação da mãe é verdadeira. Caso seja confirmada, ela poderá ser autuada por dois crimes de abandono de incapaz, tanto em relação ao filho quanto ao sobrinho. 

O Conselho Tutelar foi acionado e o bebê ficou sob responsabilidade dos conselheiros, que o encaminharam para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para uma avaliação médica. Não há informações sobre o estado de saúde da criança.