Interior

Semarh emite alerta hidrológico para nove cidades alagoanas

Por Tribuna Hoje com agências 07/05/2024 10h03
Semarh emite alerta hidrológico para nove cidades alagoanas
Cheia do Rio Coruripe em 2022 deixou centenas de desabrigados - Foto: Divulgação

Até o momento nove cidades alagoanas estão em alerta hidrológico de chuvas fortes, são elas: Coruripe, Jequiá da Praia, Feliz Deserto, Joaquim Gomes, Matriz de Camaragibe, Passo de Camaragibe, Maceió, Marechal Deororo e Pilar. O comunicado foi emitido pela Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh/AL). 

Desde ontem à tarde (6) algumas ruas ficaram alagadas e a população teve dificuldade de deslocamento. Segundo o meteorologista Vinicius Pinho, da sala de alerta da Semarh, rios do estado já estão elevados e outros, inclusive, já transbordaram.

Foram 200 mm de chuva em 24h nos municípios de Coruripe, Feliz Deserto e Jequiá da Praia - cidades do Litoral Sul do estado. Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros foram enviadas para os locais.


“Choveu muito, principalmente na tarde dessa segunda (6) e na madrugada desta terça (7). São esses quatro municípios que ultrapassaram 200 mm de chuva em 24h. Então, tem que ter muita atenção”, frisou Pinho.

“Nós tivemos a necessidade de emitir um alerta hidrológico, principalmente para os rios Coruripe e Piauí, que já estão elevados, e os rios Jequiá e Canduípe, também no Sul do estado, que já apresentam pontos de inundação”, salientou. 

MACEIÓ

Em Maceió, a situação preocupa nos riachos Jacarecica e Silva. “(Esses riachos) tem a tendência de transbordo, porque são menores e o tempo de resposta deles é muito curto. Então, qualquer chuva mais intensa, eles transbordam”, disse Pinho.

A Laguna Manguaba também está em elevação. A maior do estado com 42 quilômetros quadrados, localizada também no Litoral Sul de Alagoas - entre Marechal Deodoro e Guaxuma, está a apenas 60 cm abaixo da cota de transbordo e também segue sendo monitorada pela Semarh. A cota de transbordamento é de 270 cm.