Interior

Chuvas e falta de energia prejudicam abastecimento de água na Zona da Mata

Por Diego Barros / Ascom Casal 07/05/2024 09h59 - Atualizado em 07/05/2024 10h20
Chuvas e falta de energia prejudicam abastecimento de água na Zona da Mata
Água bruta dos mananciais apresentou alto teor de turbidez, o que compromete o processo de tratamento; nos casos de faltas de energia, Equatorial foi acionada - Foto: Casal

Nove municípios da Zona da Mata de Alagoas estão com o abastecimento de água comprometido, nesta terça-feira (7), em decorrência das chuvas das últimas horas, de falta de energia e do rompimento de uma adutora.


Os mananciais afetados pelas chuvas cuja água bruta apresentou alto teor de turbidez, o que compromete o processo de tratamento e, por isso, exigiram suspensão temporária da captação, ficam nas seguintes localidades: Anadia, Ibateguara (Sistema Severo) e Taquarana.

O manancial situado em Anadia atende ao Sistema Coletivo Anadia-Maribondo, por isso, a cidade de Maribondo também está com o abastecimento comprometido temporariamente.

Em todos esses casos, profissionais da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) seguem monitorando a qualidade da água e, tão logo for possível e adequado dentro dos padrões técnicos, a captação será retomada com segurança, de modo a garantir a qualidade da água ofertada.

Já os sistemas produtores que estão paralisados em decorrência de faltas de energia são os seguintes: Tatuamunha (em Porto de Pedras), Passo de Camaragibe, Ibateguara (Sistema Sumidouro) e Capela.

Em todas essas situações, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) já acionou a Equatorial, responsável pela rede elétrica, e aguarda a normalização do serviço para que possa reativar seus sistemas produtores de água.

Em Colônia Leopoldina, o abastecimento está suspenso devido ao rompimento de uma adutora. Técnicos da Casal trabalham na manutenção emergencial da tubulação para que a atividade seja retomada ainda hoje.

Já em Joaquim Gomes, a captação de água bruta parou durante a madrugada desta terça-feira (7), porém, devido às chuvas e alagamentos, ainda não foi possível chegar até o local para averiguar a causa da parada.

Sobre a falta de energia, a Equatorial enviou uma nota, que segue abaixo.

Nota de esclarecimento:

Em relação às interrupções no fornecimento de energia elétrica dos municípios de Ibateguara, Porto de Pedras, Capela e Passo de Camaragibe, a Equatorial Alagoas informa que recebeu os chamados da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e que já está adotando as medidas necessárias, de competência da Distribuidora, para restabelecer a energia elétrica das unidades o mais breve possível.