Interior

Corregedoria inspeciona unidades judiciárias de Arapiraca

Por Dicom/AL 28/11/2023 09h41
Corregedoria inspeciona unidades judiciárias de Arapiraca
Atividades ocorrem durante dois dias, com diálogo com magistrados e servidores sobre normativos da CGJAL, TJAL e CNJ - Foto: Dicom TJAL

As unidades judiciárias da Comarca de Arapiraca estão sendo inspecionadas pelo Corregedor-Geral da Justiça, Des. Domingos de Araújo Lima Neto, e pelos juízes auxiliares da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJAL), Marcella Pontes e Phillippe Alcântara, nesta segunda-feira e terça-feira (27 e 28). Já o juiz Anderson Passos realiza inspeções em cartórios extrajudiciais de Arapiraca, Limoeiro de Anadia, Craíbas, São Sebastião, Junqueiro e Girau do Ponciano - Canafístula do Cipriano.

O intuito da visita é entender a realidade de cada unidade judiciária, como também orientar magistrados e servidores acerca dos normativos da CGJAL, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além de apresentar as diretrizes que esses órgãos estão seguindo nos últimos dias.

De acordo com Domingos Neto, essa interiorização faz parte da atual gestão da Corregedoria, que tem o propósito de aproximar-se de todas as unidades judiciárias de Alagoas. No próximo ano, de acordo com o Corregedor-Geral, outras cidades-pólo do estado receberão a visita do corpo diretivo da CGJ.

“As inspeções nas unidades judiciárias de 1º grau são uma atividade ordinária da Corregedoria. Elas têm o intuito de visitar cada unidade judicial, fazer um diagnóstico e tentar ajudar para que eventuais problemas sejam corrigidos, para que isso possa desaguar, por consequência, em uma melhor prestação dos serviços das unidades”, comentou o Corregedor.

A vinda para Arapiraca tem um caráter, além de correicional, dar seguimento ao objetivo de interiorizar a Corregedoria. A transferência da sede da Corregedoria da capital para Arapiraca é um ato da atual gestão para aproximar a Corregedoria de todas as unidades judiciárias de Alagoas

A juíza Luciana Raposo, da 2ª Vara Cível de Arapiraca, afirmou que as inspeções contribuem para que a unidade judiciária otimize as atividades e consiga melhores resultados, nos padrões do CNJ.

“As inspeções vêm contribuir para que a gente possa dar uma melhor prestação jurisdicional à sociedade, além de detectar alguns pontos que precisam ser aprimorados. Serve também para trocarmos ideias, para que esse serviço seja o mais eficiente possível”.

Também participam das inspeções os servidores José Diego do Santos e Rossane Teixeira. Na quarta-feira (29), as atividades serão realizadas em Palmeira dos Índios.